Nem todos têm buscado tomar a segunda dose do imunizante contra a Covid-19: eram 1129 pessoas até a terça-feira da última semana
Mais de mil pessoas não retornaram às Unidades Básicas de Saúde de Rolândia para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Segundo Rafael Dias, diretor de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, um total de 1.129 pessoas não completaram o esquema vacinal.
Isso representa em uma imunização incompleta por parte da população de Rolândia. “Consideramos como imunização completa a primeira e a segunda doses. Os faltosos em questão são pessoas que tomaram a primeira dose, mas não apareceram para tomar a segunda. Já a terceira dose representa um reforço da imunização”, explicoua Rafael.
Para quem não ficou atento ao prazo da 2ª dose e agora quer tomar o imunizante, basta procurar imediatamente uma das duas UBSs de Rolândia que neste momento estão fornecendo imunizantes contra a Covid-19: a UBS Central (que agora responde pela UBS da Vila Oliveira, a qual atende apenas casos de Covid) e a do Parigot de Souza. “É só ir até em alguns destes dois locais com a carteirinha de vacinação para ser atendido e tomar a segunda dose ou ser orientado da data correta que deverá tomar”, informa o diretor.
Rafael explica que a segunda dose é muito importante, porque a primeira dose apenas inicia o processo de imunização da população. “No momento da primeira dose ela começa a ter validade contra o Covid-19. Quando a pessoa deixa de tomar essa segunda dose, ela não segue esse ciclo completo e é fundamental que ela tome essa segunda dose para ela ter uma quantidade de anticorpos suficientes, que vão garantir maior proteção contra a doença”, concluiu Rafael.