Até o momento, 335 crianças de até 10 anos já foram atendidas, não só para a necessidade de óculos, mas também para outras condições oftalmológicas
No dia 22 de julho, será realizada a 4ª etapa do projeto ‘Primeiros Olhares Rolândia’, que ocorre em parceria com as secretarias de Educação e de Saúde. O projeto consiste no deslocamento de uma equipe de médicos, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hoftalon de Londrina até Rolândia para atender crianças da rede municipal de Educação.
A próxima etapa que ocorre neste mês será realizada na Escola Municipal Sebastião Feltrin, localizada na Vila Oliveira, e neste dia serão atendidas 180 crianças. “O atendimento ocorre a partir das 8 horas da manhã e vale ressaltar que esse atendimento só será para aquelas crianças que foram convocadas”, explicou a secretária de Saúde, Karla Ulinski.
O projeto oftalmológico, que já acontecia no município de Londrina, foi expandido para incluir a cidade de Rolândia. A 1ª etapa consistiu em uma triagem realizada em toda a rede municipal de ensino, resultando na identificação de aproximadamente 700 crianças com necessidades oftalmológicas.
Posteriormente, foram realizadas consultas para avaliar a necessidade de óculos ou tratamento oftalmológico para essas crianças. Até o momento, 335 crianças de 5 a 10 anos já foram atendidas, não apenas para a necessidade de óculos – que contabilizam 215 crianças, mas também para outras condições oftalmológicas que requerem acompanhamento especializado.
Com a continuação do projeto e a realização de eventos especiais, a secretária de Saúde afirma que a ação irá alcançar um número cada vez maior de crianças e promover uma melhoria duradoura na saúde ocular destes alunos da rede municipal.