Hospital São Rafael sai da intervenção municipal

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Hospital São Rafael sai...

Iniciada em 15 de setembro de 2015, intervenção municipal terminou neste domingo (10), depois de mais de seis anos e seis meses

A partir de segunda-feira, o Hospital São Rafael, de Rolândia, sai da intervenção municipal e retorna para a Associação Beneficente São Rafael, já com uma nova diretoria. Foram seis anos e quase sete meses do hospital sob a gestão da prefeitura municipal que terminam neste domingo, 10 de abril. Como saldo positivo, o hospital não foi fechado e melhorou suas contas; como negativo, a prefeitura saiu com mais de R$ 20 milhões em dívidas trabalhistas, mas que remontam a antes da intervenção e não por causa dela (mas isso é uma história que será abordada com mais detalhes em outra matéria).


Para as pessoas que procuram o hospital, de Rolândia ou da região, a mudança de administração de São Rafael não deve ser sentida. O contrato de R$ 366 mil para compra de serviços pela prefeitura de Rolândia continua válido, assim como os contratos com o Estado e a União. Ainda assim, a comunidade rolandense e da região deve estreitar mais seus laços com o hospital para que ele possa melhorar mais seus serviços e ampliar seus atendimentos.


Nova diretoria
Na nova diretoria da Associação Beneficente São Rafael, que faz a gestão do hospital a partir da segunda-feira, estão Paulo Boçois de Oliveira como presidente, Edson Fernandes Martins como tesoureiro e José Carlos Beraldo como secretário. Já com Conselho Fiscal tem os contadores Márcio Lopes do Carmo, Rafael Almeida Negrão e Fábio Lopes do Carmo.

Breve história
A intervenção municipal do Hospital São Rafael começou com o decreto Nº 7901, de 15 de setembro de 2015, assinado pelo prefeito interino José de Paula e por Elvio Flávio de Freitas Leonardi, secretário de Administração. A ação foi feita para que o local não fechasse as portas devido às enormes dificuldades pelas quais passava. A intervenção foi renovada algumas vezes e, a última, assinada por Ailton Maistro, termina no dia 10 de abril.


Em 25 de novembro de 2021, o Hospital São Rafael completou 65 anos. Foi fundado em novembro de 1957 por um grande grupo de imigrantes alemães com o nome de ‘Fundação Arthur Thomas’. Em dezembro de 1966 a Assembleia Legislativa do Paraná o reconheceu legalmente: neste ano termina a Fundação e se declara a Associação Beneficente São Rafael, nome fantasia Hospital São Rafael, de Utilidade Pública estadual. Em âmbito federal, o reconhecimento como utilidade pública veio em 12 de março de 1985.


Os serviços prestados destinam-se à população de Rolândia e da Microrregião composta por mais oito municípios: Pitangueiras, Guaraci, Jaguapitã, Miraselva, Prado Ferreira, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu e Florestópolis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos