Hospital São Rafael sai da intervenção municipal

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Hospital São Rafael sai...

Iniciada em 15 de setembro de 2015, intervenção municipal terminou neste domingo (10), depois de mais de seis anos e seis meses

A partir de segunda-feira, o Hospital São Rafael, de Rolândia, sai da intervenção municipal e retorna para a Associação Beneficente São Rafael, já com uma nova diretoria. Foram seis anos e quase sete meses do hospital sob a gestão da prefeitura municipal que terminam neste domingo, 10 de abril. Como saldo positivo, o hospital não foi fechado e melhorou suas contas; como negativo, a prefeitura saiu com mais de R$ 20 milhões em dívidas trabalhistas, mas que remontam a antes da intervenção e não por causa dela (mas isso é uma história que será abordada com mais detalhes em outra matéria).


Para as pessoas que procuram o hospital, de Rolândia ou da região, a mudança de administração de São Rafael não deve ser sentida. O contrato de R$ 366 mil para compra de serviços pela prefeitura de Rolândia continua válido, assim como os contratos com o Estado e a União. Ainda assim, a comunidade rolandense e da região deve estreitar mais seus laços com o hospital para que ele possa melhorar mais seus serviços e ampliar seus atendimentos.


Nova diretoria
Na nova diretoria da Associação Beneficente São Rafael, que faz a gestão do hospital a partir da segunda-feira, estão Paulo Boçois de Oliveira como presidente, Edson Fernandes Martins como tesoureiro e José Carlos Beraldo como secretário. Já com Conselho Fiscal tem os contadores Márcio Lopes do Carmo, Rafael Almeida Negrão e Fábio Lopes do Carmo.

Breve história
A intervenção municipal do Hospital São Rafael começou com o decreto Nº 7901, de 15 de setembro de 2015, assinado pelo prefeito interino José de Paula e por Elvio Flávio de Freitas Leonardi, secretário de Administração. A ação foi feita para que o local não fechasse as portas devido às enormes dificuldades pelas quais passava. A intervenção foi renovada algumas vezes e, a última, assinada por Ailton Maistro, termina no dia 10 de abril.


Em 25 de novembro de 2021, o Hospital São Rafael completou 65 anos. Foi fundado em novembro de 1957 por um grande grupo de imigrantes alemães com o nome de ‘Fundação Arthur Thomas’. Em dezembro de 1966 a Assembleia Legislativa do Paraná o reconheceu legalmente: neste ano termina a Fundação e se declara a Associação Beneficente São Rafael, nome fantasia Hospital São Rafael, de Utilidade Pública estadual. Em âmbito federal, o reconhecimento como utilidade pública veio em 12 de março de 1985.


Os serviços prestados destinam-se à população de Rolândia e da Microrregião composta por mais oito municípios: Pitangueiras, Guaraci, Jaguapitã, Miraselva, Prado Ferreira, Centenário do Sul, Lupionópolis, Cafeara, Porecatu e Florestópolis.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé terá um novo PAM

OS para a construção do Pronto Atendimento Municipal foi assinada na semana passada; local absorverá o PA 24H Cambé terá um novo Pronto Atendimento Municipal