HSR: humanização por meio de musicalização

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. HSR: humanização por meio...

Projeto do São Rafael, em parceria com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, busca promover bem-estar aos pacientes por meio da música

Músicos da Igreja Congregação Cristã no Brasil ‘se apresentam’ no São Rafael

Após um estudo de três meses, a administração do Hospital São Rafael de Rolândia deu início a um projeto de humanização com seus pacientes por meio da musicalização. A ação, que ocorre em parceria com a Igreja Congregação Cristã no Brasil (CCB), começou na semana passada e tem como objetivo promover bem-estar, aconchego e acolhimento aos pacientes que passam pelo hospital.


“Queremos levar a paz no momento que entendemos ser muito difícil para eles. Queremos demonstrar nossa empatia e nos colocarmos no lugar do paciente, entender que ele está longe da casa e privado às vezes de ver a família. Dentro do processo de humanização, queremos realmente que o período que eles passam aqui conosco seja o mais agradável possível, mesmo estando em algumas situações desfavoráveis como cirúrgicas ou por doenças”, explica o gerente do hospital, Gilberto Berg.


Até o agora, o projeto foi levado até a maternidade e já gerou muita emoção em todos que puderam prestigiar o momento. “Muitas pessoas se emocionaram durante a apresentação, até mesmo os próprios participantes por ver tantas necessidades e perceber o carinho que as pessoas têm”. O grupo também já se apresentou na recepção e a ação vai percorrer todos os espaços do hospital. “Neste sábado, às 9 horas, nós vamos com muita dedicação novamente estar presentes no setor de internação da unidade 2 da pediatria, da unidade 3, e também no centro cirúrgico”, revela Gilberto.


Inicialmente o projeto será realizado duas vezes por semana, mas conforme o tempo for passando a intenção é intensificar cada vez mais. “Possivelmente vamos sempre levar esse projeto para a pediatria que não tem música permanente. Com isso, queremos cada vez mais buscar e proporcionar um ambiente agradável e acolhedor. Queremos realmente fazer com que nossos pacientes tenham ótimas experiências aqui no hospital”, reforça Berg.


Além da sensibilidade musical, a musicalização contribui para o desenvolvimento social, cognitivo, motor, entre diversos outros. Além disso, a música é uma forma de expressão, o que favorece a saúde emocional, conforme informado por Berg. “Vários estudos comprovam que através da musicalização nós conseguimos até mesmo facilitar a adaptação do paciente nesse período, a adaptação da criança no processo de hospitalização, promovendo a diminuição desse impacto negativo que o hospital muitas vezes leva para as pessoas”, afirma.


O gerente do São Rafael também pontua a importância que a CCB tem neste projeto. “Agradecemos muito a CCB por estarem abertos a nossa proposta e estarem conosco aqui. Hoje, o grupo é composto por quatro violinistas, um flautista e um músico de violoncelo. É um projeto brilhante, e é maravilhoso poder contar com essa equipe e sabemos realmente que essa ação vai gerar muitos benefícios”, concluiu o diretor.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos