Vacinação teve como público-alvo crianças e adolescentes; UBSs estiveram abertas das 08 às 16 horas; equipe volante atendeu a população da região no supermercado Tonhão Maxi
No último sábado, 21, aconteceu o Dia ‘D de Multivacinação’ no Brasil. A ação mobilizou a população para promover a imunização em massa, cujo objetivo é garantir que pessoas de todas as idades, especialmente crianças, adolescentes e adultos, estejam com seu calendário vacinal em dia, fortalecendo a imunização contra doenças preveníveis por vacinas.
De acordo com a Secretária de Saúde de Ibiporã, Leiliane de Jesus de Martini Lopes, a maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) esteve à disposição da população durante o Dia D de Multivacinação, com atendimento das 8 às 16 horas.
Entretanto, algumas UBS não abriram as portas no dia 21 de outubro. “A UBS do Pérola e Bom Pastor não estavam disponíveis devido a obras de reforma em andamento. No entanto, a comunidade não foi desassistida. Uma equipe volante esteve presente na região do Bom Pastor, especificamente no Supermercado Tonhão Max, para atender às necessidades da população local. Isso garantiu que, mesmo durante as reformas, a assistência à saúde permanece acessível”, informou a secretária.
Ainda de acordo com a secretária, a UBS do setor rural, Taquara do Reino, também não abriu as portas no Dia D. “Isso se deve à baixa demanda e ao pequeno fluxo de pessoas nessas áreas. No entanto, a força de trabalho dessa unidade foi alocada nas UBS com maior movimento, garantindo que os moradores da Taquara do Reino pudessem procurar a unidade mais próxima para receber as vacinas. As pessoas ficaram livres para procurar a unidade mais próxima de onde elas estiveressem”, afirmou Leiliane.
A Unidade de Saúde Kennedy operou apenas até o meio-dia, enquanto as demais unidades funcionaram até às 4 horas da tarde, permitindo que mais pessoas tivessem acesso à imunização. A campanha abrangeu todas as faixas etárias, desde crianças de 0 a 4 anos até adolescentes e adultos, incluindo a vacinação contra Hepatite, HPV, além da vacinação da gripe e tétano. Foi uma oportunidade para aqueles que iniciaram esquemas de vacinação e não concluíram.
A secretária também enfatizou a importância de completar o esquema de vacinação, especialmente em um momento em que a flutuação da temperatura e a persistência da Covid-19 requerem atenção da saúde pública.
“Nós temos muitos adultos que iniciaram o esquema e não terminaram, e com essa flutuação da temperatura a gente acaba tendo ainda casos de covid. Por isso, completar o esquema da vacinação é tão importante”, orientou a secretária de Saúde, Leiliane de Jesus.
Além disso, a secretária incentiva os pais e responsáveis a garantirem que as crianças tenham suas vacinas em dia, visto que atestados de vacinação são frequentemente exigidos para matrículas escolares, que já se iniciaram. Isso proporciona uma oportunidade conveniente para cumprir esse requisito e garantir a saúde de toda a família.