Cambé: Legislativo vota piso salarial de agentes de saúde

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Cambé: Legislativo vota piso...

PL 30 foi aprovado em primeira votação e segue para a segunda no dia 15; correria é para que agentes recebam ainda neste mês

Acenaldo Ferreira Lima usou a Tribuna Livre na sessão

A Câmara de Vereadores de Cambé aprovou, em primeira votação, o projeto de lei nº 30/2022 que dispõe sobre o novo piso salarial das categorias dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE). A aprovação ocorreu na sessão de segunda-feira (08) e o PL vai agora para 2ª votação na sessão do dia 15. O projeto de lei prevê um piso salarial nacional de dois salários mínimos (R$ 2.424,00) para os 169 agentes do município, divididos em 94 (ACS), 66 (ACE) e 9 agentes de operação de inseticida. A ‘correria’ se justifica já que o Legislativo e o Executivo buscam fazer com que os agentes recebam os novos valores ainda neste mês.

Se for aprovado em 2ª votação, o PL vai para a sanção do prefeito Conrado Scheller e torna-se lei. Durante a sessão no Legislativo, o agente de saúde Acenaldo Ferreira Lima (Naldo) fez o uso da Tribuna Livre para tratar do novo piso salarial e falar da importância que a categoria tem para toda a rede de saúde.

“É preciso reconhecer a importância dos trabalhos dos ACS que faz parte da política nacional de Atenção Básica. Juntos somamos mais de 400 mil agentes cadastrados no país – Cambé conta com 169 agentes de saúde e quem acompanha de perto sabe o quanto a demanda de trabalho vem aumentando de acordo com as necessidades dos serviços, sempre para melhor atender a todos em nossa cidade”, ressaltou Naldo.

Durante a votação, o vereador Odair Paviani (PSDB) parabenizou o trabalho executado pelos agentes. “Eu quero parabenizar todos os agentes de Cambé e do Brasil inteiro, pois afinal essa luta foi de vocês como um todo. Esse pedido não começou aqui em Cambé, e conseguiram com que isso fosse aprovado em nível nacional. Agradeço também por terem conversado conosco e acredito que muitas coisas podem ser resolvidas por meio disso”, afirmou Odair.

O vereador Jefferson Guedes (União Brasil) também comentou sobre o aumento do piso dos agentes. “Eu sempre fui a favor deste reajuste, esse aqui é mais do que um direito de vocês, querendo ou não, é uma questão de necessidade devido à fase que estamos vivendo hoje, com todas as coisas subindo de preço”, relata. Em sua fala, o vereador Ademilson (MDB) finalizou afirmando que “Não vai ser novidade nenhuma em votar a favor do servidor público, que é o servidor que entrega e que oferece serviço para a população. Se o servidor estiver feliz, com um reajuste legal, ele também vai gastar na cidade e com isso todos ganham”, finalizou.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos