Secretaria de Saúde de Rolândia faz informe sobre a doença, que tem assustado os brasileiros
A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou um informe sobre a Varíola dos macacos, doença causada pelo vírus Monkeypox.
Trata-se de uma doença zoonótica viral, em que sua transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animal ou humano infectado ou com material corporal humano contendo o vírus.
A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados.
A erupção geralmente se desenvolve pelo rosto e depois se espalha para outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais.
Os casos recentemente detectados apresentaram uma preponderância de lesões na área genital. A erupção cutânea passa por diferentes estágios e pode se parecer com varicela ou sífilis, antes de finalmente formar uma crosta, que depois cai. Quando a crosta desaparece, a pessoa deixa de infectar outras pessoas.
O município de Rolândia apresenta até esta data 3 (três) casos em investigação (suspeitos) e 1 (um) já descartado laboratorialmente. Os três pacientes em questão passam bem e estão em isolamento domiciliar.
A Secretaria Municipal de Saúde destaca que em virtude das características epidemiológicas de transmissão da doença, não existe motivo para preocupação exacerbada pela população municipal. Destaca-se que até este momento não existe comprovação científica de transmissão área da doença.
Em caso de dúvidas procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência ou entre em contato com a Vigilância Epidemiológica Municipal pelo telefone 3906-1126.