Mutirão em Cambé recolhe 417 toneladas de lixo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Mutirão em Cambé recolhe...

Prefeitura de Cambé recolheu tamanha quantidade de lixo em apenas duas semanas de mutirão contra a dengue

Mais de 200 toneladas de lixo por semana foram recolhidas em mutirões

A Prefeitura de Cambé recolheu 119 caminhões de lixo (cerca de 417 toneladas) nos mutirões de limpeza contra a dengue nas últimas duas semanas. O montante é fruto das ações promovidas nas áreas de abrangência dos bairros São Paulo, Santo Amaro, Silvino, Novo Bandeirantes e Algacyr Ferreira. O mutirão é apenas uma das ações que a Secretaria Municipal de Saúde Pública vem fazendo para combater a doença em Cambé e já acontece novamente neste sábado (29) no Jardim Ana Rosa. Hoje o município conta 2.920 notificações, 285 casos confirmados e quatro óbitos em investigação.

Os mutirões de limpeza nas áreas de maior incidência de dengue são considerados importantes, já que elimina locais que possam vir a ser criadouros para o mosquito, evitando que seu ciclo de reprodução se inicie e o problema aumente. “Chama a atenção a quantidade de material recolhido, pois o fumacê está passando somente em uma parte da cidade, e só dessa parte da cidade retiramos mais de 400 toneladas de inservíveis. E se você pensar que cada material acumulado pode virar um criadouro para mosquito, observamos que o problema hoje é enorme”, ressaltou Anderson Marquini, diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Coletiva.

Além dos mutirões, a Secretaria segue com a atuação dos Agentes de Combate às Endemias nas casas; campanhas de conscientização; promoveu capacitação para médicos e enfermeiros da rede municipal de saúde; vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos; e também a aplicação do inseticida conhecido como fumacê nas regiões de maior abrangência.

“A Prefeitura está fazendo a parte dela. No entanto, precisamos da ajuda de toda a população para que evitem água parada, limpem seus quintais e joguem fora tudo o que possa acumular água. Não deixar o mosquito nascer é a melhor forma de prevenção. O fumacê é a última opção que temos para tentar controlar a epidemia. E não adianta pensar que só porque o fumacê está passando que tudo vai magicamente se resolver. É importantíssimo que cada pessoa faça a sua parte e retire tudo o que possa acumular água”, ressaltou Marquini.

Mutirão no Ana Rosa
Neste sábado (29), o mutirão de limpeza será na região do Ana Rosa (Cidade Alta, José Fávaro e Parque Industrial). A partir das 7 horas, caminhões e agentes estarão nas ruas para recolher objetos em geral que possam acumular água, móveis e madeiras. Não serão recolhidos galhos, folhas, entulhos ou materiais de construção.

“As pessoas da região devem colocar os itens permitidos nas calçadas ainda na noite anterior, já que o caminhão já pode ter passado na rua se o morador deixar para fazer isso no sábado. Em alguns casos, há muito volume de lixo para recolher e caso os agentes não consigam fazer a limpeza no dia do mutirão, os caminhões retornam durante a semana para fazer a coleta”, pontuou Anderson Marquini.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos