Números contrastantes: vacinação faz a diferença

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Números contrastantes: vacinação faz...

O JR comparou a cidade de Rolândia com a cidade paulista de Tupã no que se refere ao número de casos de Covid-19

O que faria duas cidades de população similares terem números tão diferentes em relação aos casos atuais de Covid-19? O JR se fez essa pergunta e analisou a quantidade de casos ativos em Rolândia e Tupã (SP) e deduziu que a vacinação é o fiel da balança, em favor da cidade de São Paulo.

Tupã fica a cerca de 235 km de Rolândia. Segundo a estimativa do IBGE (2020), o município tem cerca de 65,5 mil habitantes – em 2010, o seu censo era de 63,476 pessoas. Já Rolândia tem estimativa do IBGE de 67,3 mil habitantes em 2020 e tinha 57.862 pessoas segundo o Censo de 2010. São cidades similares.

As semelhanças terminam nesses dados. Segundo o boletim epidemiológico da prefeitura de Tupã, divulgado na quarta-feira (25), o município tinha 12 casos ativos da doença e 53 casos suspeitos e apenas dois pacientes internados em enfermarias. Ninguém de Tupã estava na UTI e houve apenas 1 caso novo de contaminação desde a terça (24).

No mesmo dia, a Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou seu Boletim. O município contabilizava 747 pacientes com Covid-19 e 20 pessoas internadas com a doença: 10 em enfermarias e 10 em UTIs. Desde a terça-feira (24), houve 158 novas contaminações.

Vacinação – A vacinação é o fator mais determinante para que Tupã esteja em uma situação muito melhor do que Rolândia em número de contaminações e de pessoas internadas. Para se ter uma ideia, Rolândia vacinou as pessoas de 22 anos com a primeira dose. Em Tupã, na próxima segunda-feira, dia 30, a Saúde daquela cidade irá vacinar as pessoas de 25 a 27 anos com a segunda dose da Coronavac.

Com uma análise rápida desses números, pode-se perceber a importância da segunda dose e que vacina boa é vacina no braço.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos