O Pronto Atendimento Municipal terá capacidade para fazer 500 atendimentos por dia de baixa e média complexidade
Na quinta-feira (11), o prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro e a secretária de Saúde Érika Ludwig foram conferir o início da obra de construção do Pronto Atendimento Municipal (PAM 24h), que está na fase da terraplenagem.
Localizada no bairro Kasato Maru, a obra é uma parceria entre o Governador do Estado, Ratinho Júnior, o deputado estadual Cobra e o secretário de Saúde Beto Preto. A unidade terá uma estrutura de 1,2 mil metros quadrados em um custo aproximado total de R$ 4 milhões, sendo que R$ 3,5 milhões desse investimento são provenientes do Governo Estadual, e o restante do recurso deve vir de contrapartida do município e em possíveis emendas de deputados.
Atualmente, a cidade conta com um Pronto Atendimento (PA) que atende, em média, 500 pessoas por dia, mas a demanda por serviços de saúde 24 horas cresce cada vez mais, e de acordo com a secretária de Saúde Érika Ludwig, isso exige uma estrutura mais robusta, adequada e especializada. Nesse sentido, a obra visa proporcionar uma infraestrutura mais adequada, com diferenciação de entrada para ambulâncias, contribuindo para uma melhoria significativa na qualidade do atendimento à população.
“Esse local no bairro Kasato Maru será denominado a ‘Cidade da Saúde’ porque estamos construindo um Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e ainda uma base do TEC e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), além do PAM 24h”, pontuou Ailton Maistro.
O prefeito expressou sua gratidão ao secretário de Saúde Beto Preto, ao deputado Cobra e ao governador Ratinho Júnior, destacando a importância da parceria entre o município e o estado para a realização desse projeto. “A obra é vista como um passo significativo para consolidar Rolândia como referência na 17ª Regional de Saúde”, ressaltou o gestor.
Sobre o PAM
O Pronto Atendimento Municipal oferecerá serviços de consultas e triagem, exames, suturas e atendimento de emergência, além de aplicação de medicamentos e apoio diagnóstico para pacientes, com capacidade de 500 atendimentos/dia, de baixa e média complexidade.
Com assistência 24 horas, o novo complexo médico tem como proposta fortalecer a rede de urgência e emergência na cidade de Rolândia.