Encontros vão tratar do cenário atual e futuro na implementação desses direitos e são preparatórios para a Conferência Municipal no dia 15/10
Nesta segunda-feira (04), o município de Rolândia iniciou as três pré-conferências preparatórias para a ‘Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência’, parte da Conferência Estadual e da Conferência Nacional desses Direitos. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência os encontros terão como tema o ‘Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo’.
De acordo com a assistente social Michele Silva, do CRAS San Fernando, essas pré-conferências são pequenos grupos montados nos CRAS dos bairros para discutir a política das pessoas com deficiência e as suas dificuldades. “Nesses encontros trazemos as necessidades existentes dessas pessoas e também são espaços de escuta para a população, para que sejam levadas as propostas para o município, para o estado e para a união”, explicou Michele.
Nas pré-conferências serão discutidas as necessidades, direitos e deveres da Pessoa com Deficiência. Na segunda (04), o encontro aconteceu no Cras Arnaldo Garcia (R. das Orquídeas, 210 – Jardim Novo Horizonte); no dia 07 será no Cras Luiz Picinin (R. Ivaí, 635 – Jardim Nobre); o terceiro e último encontro será no dia 08 no Cras Regina Maura (R. Francisco Ramos Pereira, s/n – Conjunto San Fernando). Os encontros serão sempre iniciados às 13h15.
“Essas pré-conferências são momentos anteriores da Conferência, na qual será feita a união de todas as propostas das pessoas que delas participaram. Nesses pequenos encontros são eleitos representantes da população que vão compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e a eleição é feita na própria Conferência”, informou Michele.
Já a ‘V Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência’ será realizada no dia 15 de outubro, uma sexta-feira, das 13h às 18 horas, no Centro Cultural Nanuk.