No total, 89 crianças tiveram consultas oftalmológicas por meio do projeto das secretarias de Saúde e de Educação, em parceria com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon)
No sábado passado, dia 09 de julho, 89 crianças da rede municipal de Educação de Rolândia participaram de um mutirão de consultas oftalmológicas. A ação faz parte do Projeto ‘Primeiros Olhares Rolândia’ e é destinado aos alunos e alunas do Infantil 5 ao 5º ano da rede municipal de ensino. O projeto, que terá duas ações, é fruto de uma realização das secretarias municipais de Saúde e de Educação em parceria com o Hospital de Olhos de Londrina (Hoftalon).
Na ação, uma equipe de médicos, residentes, técnicos e auxiliares de enfermagem do Hoftalon, chefiada pelo diretor geral Dr. Nobuaqui Hasegawa, esteve na escola municipal Dr. Vitório Franklin, para onde levaram todos os aparelhos adaptados e montaram um consultório. Foram atendidos alunos, de 4 a 10 anos, selecionados previamente nas unidades educacionais municipais.
Dos 100 alunos selecionados para essa primeira ação, 89 compareceram ao local. Eles passaram pelos exames clínicos e, os casos que apontaram a necessidade de acompanhamento mais específico, os pacientes foram encaminhados para atendimento no Hoftalon, via Cismepar. Das 89 crianças atendidas, 57 tiveram a indicação para o uso dos óculos e puderam escolher a armação e as lentes. Em breve, quem precisa vai receber seus óculos com a lente adequada, em trabalho patrocinado pelo SENAC.
No total, foram atendidos 5 alunos da Escola Nossa Senhora Aparecida (do distrito do Bartira), 49 alunos da Escola do São Fernando, 42 alunos da Escola Garrastazu Médici e 5 da Escola Arthur da Costa e Silva. “Algumas famílias não compareceram infelizmente. Agora uma próxima ação será realizada no dia 13 de agosto, quando serão atendidas outras 111 crianças da rede municipal”, afirmou a secretária de Educação, Leise Camargo.