Reconhecido nacionalmente, programa odontológico infantil de Cambé promove saúde bucal na escola
O programa odontológico infantil, da Secretaria Municipal de Saúde Pública de Cambé tem mais de quatro décadas. A iniciativa é premiada nacionalmente e promove a saúde bucal das crianças desde a primeira infância, integrando ações preventivas, educativas, curativas, acompanhamento e monitoramento. O programa busca reduzir as desigualdades em saúde e garantir que todas as crianças tenham acesso a um cuidado odontológico de qualidade desde cedo.
As equipes técnicas de saúde bucal visitam, todos os meses, as escolas e CMEIs para promover escovação dental supervisionada e bochecho com fluoreto para que as crianças desenvolvam esses hábitos. Além disso, o programa ainda realiza campanhas educativas com atividades lúdicas e informativas, como palestras e teatro de fantoches. Com isso, crianças, pais e responsáveis são orientados sobre a importância da higiene bucal e controle da dieta.
As crianças ainda são submetidas a avaliações clínicas regulares, que permitem identificar precocemente problemas bucais como cáries, maloclusões e outras condições que possam afetar o desenvolvimento da dentição, como destaca a coordenadora da divisão de saúde bucal, Priscilla Casaroto.
“Mensalmente, quando necessário, as crianças são encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde para tratamentos odontológicos específicos e prevenção, que podem incluir restaurações, extrações e outros procedimentos. Esse é um momento apropriado para que elas possam observar as crianças mais vulneráveis que ainda não frequentam a UBS para receber esse tratamento. As técnicas já realizam o encaminhamento, avisam diretores e professores para entrar em contato com os pais e pedir para que os pais procurem as Unidades do município”, disse a coordenadora.
Todas as intervenções são registradas em prontuários individuais, o que permite o acompanhamento contínuo da saúde bucal de cada criança ao longo do tempo. Também são feitas avaliações periódicas, que permitem o monitoramento dos resultados e ações implementadas ao longo dos anos. O principal deles é o índice de cariados, perdidos e obturados aos 12 anos de idade (CPOD), que caiu para 0,52 (menos de um dente afetado por criança) no último levantamento, em 2018. Se identificou também a melhoria nos hábitos de higiene bucal entre as crianças conforme o índice de escovação dental supervisionada.
E, além das crianças cambeenses ficarem com um sorriso no rosto e a boca saudável, todos esses índices tornaram Cambé referência em saúde bucal. O município conquistou o prêmio Brasil Sorridente, do Conselho Federal de Odontologia, e já ganhou duas vezes o prêmio Paraná Sorridente do Conselho Regional de Odontologia. As premiações avaliam vários itens em relação às políticas públicas de Saúde Bucal que são adotadas.