Projeto do São Rafael diminui número de cesáreas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Projeto do São Rafael...

Antes do projeto, cesáreas eram cerca de 60% dos partos do hospital de Rolândia. Em março, foi de 28%, mesmo com o aumento no número de nascimentos; destaque na 17ª Regional, ‘Mamãe e Bebê’ representa o município e a Regional na Mostra Nacional em Goiânia em julho

A venezuelana Eillen Adriano Bastardo Yanez vai ter seu filho no São Rafael

A incorporação de estratégias de bem-estar e acolhimento às gestantes de Rolândia e região, por meio do projeto ‘Mamãe e Bebê’, fruto de uma parceria entre o Hospital São Rafael e a Secretaria Municipal de Saúde, contribuíram para a redução do número de cesáreas (de 60% do total para 28% em menos de um ano) e para a melhoria do atendimento às pacientes e aos recém-nascidos na instituição hospitalar – reposnável por mais de 120 nascimentos em fevereiro deste ano.


Fazendo uma breve comparação durante o mês de junho de 2022, 40% dos partos realizados na instituição foram normais, enquanto no último mês esse percentual subiu para 78%. Já as cesárias, que contabilizaram 60% em junho de 2022, hoje caíram para 28%.


O projeto que beneficia pacientes e lhes fornece um atendimento mais humanizado teve início no mês de maio de 2022. As beneficiarias da ação são as mulheres atendidas na rede municipal de saúde e, consequentemente, que também passam pelo atendimento no hospital. Em 2022 a maternidade do HSR contabilizou um total de 5.938 atendimentos e realizou 831 partos.


Toda essa mudança e melhoria tem gerado frutos, prova disso é o fato de o projeto do hospital ter sido selecionado para a 18ª Mostra “Brasil, aqui tem SUS”, que acontece no contexto do 37º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde: o evento ocorre de 16 a 19 de julho, em Goiânia (GO). O projeto ‘Mamãe e Bebê’ é um programa municipal de estratégias ao cuidado materno-infantil hospitalar integrado à rede de Atenção à Saúde.


Recentemente Gilberto Berg, gerente do São Rafael, e a enfermeira obstetra Yasmin Duque Franco, que estão à frente da iniciativa, estiveram na 17ª Região de Saúde apresentando todo esse resultado positivo.
Entre mais de 30 trabalhos e projetos, o ‘Mamãe e Bebê’ foi selecionado, juntamente com outro de Londrina, para ser apresentado em Goiânia para outras secretarias municipais de saúde do Brasil.


“O principal elemento do nosso projeto é a humanização e o acolhimento as nossas gestantes. Queremos receber todas de uma forma verdadeiramente digna e conduzi-las para o parto da mulher forma possível”, afirmou Gilberto, durante a apresentação do projeto.


O profissional também destacou a visita guiada, que é uma ação que ocorre partir da 37ª semana de gestação, através da qual as gestantes podem conhecer as instalações do HSR e verem de perto como é o espaço em que farão o parto, além de tirar dúvidas sobre os tipo de partos e muito mais.


O projeto do HSR se espalhou por outros hospitais da região, servindo como modelo, e agora chegará também ao conhecimento nacional, uma vez que a entidade fará parte de um evento que engloba a rede de saúde de todo o Brasil.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Samu de Arapongas recebe nova incubadora

Equipamento visa dar maior suporte nos atendimentos de emergência para transporte de recém-nascidos O Samu de Arapongas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde,recebeu uma nova

Saúde

SAMU de Arapongas recebe nova incubadora

Equipamento visa dar maior suporte nos atendimentos de emergência para transporte de recém-nascidos O Samu de Arapongas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde,recebeu uma nova