No mês de setembro, profissionais do estado participam de marco para o ensino da Reumatologia no Brasil

No dia 6 de setembro, em São Paulo, o médico Eduardo Paiva (Curitiba) e as médicas Chayanne Rosseto (Curitiba) e a Amanda Volse (Londrina) participarão da primeira edição do Projeto Reuma-EPA, promovido pela Comissão de Ensino e Educação da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). O evento vai validar as Atividades Profissionais Confiabilizáveis (EPAs) que servirão de base para a formação por competências em Reumatologia no Brasil.
Segundo a Dra. Amanda, trata-se de “uma proposta para fomento e melhora da qualificação e ensino do residente de reumatologia”, garantindo que os futuros especialistas concluam a residência com autonomia e excelência no atendimento aos pacientes.
O Projeto Reuma-EPA é um marco para a educação médica da especialidade, pois busca alinhar a formação dos residentes nas diferentes regiões do país através de uma metodologia avaliativa uniforme que possibilitará não só acompanhar o progresso individual, como também corrigir as lacunas. Para isso, especialistas de diferentes regiões foram convidados a contribuir com sua experiência, assegurando que as competências definidas sejam relevantes, claras e aplicáveis nos diferentes serviços de residência.
A presença dos médicos paranaenses no encontro reforça o compromisso da Sociedade Paranaense com a definição de diretrizes capazes de fortalecer a qualidade da formação e, consequentemente, a melhoria do cuidado prestado aos pacientes em todo o Brasil.