Eleição será realizada após o atual presidente pedir o desligamento do cargo no Conselho Municipal de Saúde
Na próxima quinta-feira (04), uma eleição extraordinária será realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Rolândia para eleger o seu novo presidente. O encontro foi marcado após o atual presidente, Matheus Soares Silva pedir desligamento do cargo. A eleição irá acontecer na sede da Secretaria de Saúde.
O ex-presidente está no CMS desde o mês de dezembro de 2019, e foi eleito como presidente em dezembro 2020, permanecendo no cargo até o presente momento. Ao JR, Matheus afirmou que “devido a questões pessoais precisou se afastar”. Na carta de desligamento, Matheus agradeceu pela confiança e apoio depositados nele durante o período em que esteve como presidente por cada um dos demais membros do Conselho, da Mesa Diretora, da Secretaria Executiva, do Poder Executivo e da Câmara de Vereadores. O ex-presidente era um dos representantes dos usuários por meio da Igreja Presbiteriana Independente de Rolândia (IPI). Outro membro da IPI, Cleiton Rogério Pinto, que era suplente de Matheus, também pediu o afastamento. A IPI deve indicar dois novos conselheiros para as vagas.
Neste momento, os trabalhos no Conselho são coordenados pela vice-presidenta Alessandra Paula Vieira. Na eleição extraordinária, os membros do CMS devem eleger entre si um novo presidente, lembrando que o período de cada mandato é de dois anos. A eleição seria normalmente em dezembro de 2022.
O CMS é formado por 32 conselheiros, 16 são titulares e 16 suplentes, e as vagas são divididas em usuários (50%), trabalhadores da saúde (25%), Prestadores de serviço (12,5%) e gestores (12,5%). A maioria das vagas pertencem às entidades, eleitas pelo voto dos presentes e que indicam as pessoas que irão representá-las nas reuniões do CMS. Apenas as vagas dos gestores pertencem à Secretaria de Saúde.