Índice de Infestação Predial no município está em 4,1%, quatro vezes maior do que o aceitável
Rolândia está em uma situação de ‘alto risco’ para a dengue. O que coloca o município nesta situação é o resultado do 2º Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) de 2022. Realizado entre 7 e 11 de março pela Secretaria Municipal de Saúde, o Levantamento apontou que a cidade tem índice de infestação de 4,1%. Esse percentual é mais do que quatro vezes o índice ‘aceitável’ de 1%, preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Até a quarta-feira (23), a cidade registrava 25 casos positivos de dengue, isso computados desde agosto de 2021. Desses casos, 24 foram contraídos no município, os chamados autóctones, e um paciente que contraiu a doença em outra cidade (alóctone). A incidência da doença em Rolândia, no momento, é de 37,91 casos por 100 mil habitantes.
A Saúde tem realizado ações com o objetivo de diminuir essa infestação e conscientizar as pessoas de suas responsabilidades. Essas ações, e outras informações e orientações, podem ser vistas no site da Vigilância em Saúde, hospedado no portal da Prefeitura (www.rolandia.pr.gov.br). O site é interativo e traz informações em tempo real, com detalhes por Unidade Básica de Saúde, sobre a situação da dengue em Rolândia.