Rolândia realizou seu primeiro Liraa de 2025

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Rolândia realizou seu primeiro...

Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, promovido pelo setor de Endemias do município, começou no dia 13 e terminou na sexta-feira (17)

Agentes de Endemia fazem um trabalho minucioso

O setor de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, está realizando o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (Liraa) do ano de 2025. O Liraa começou a ser feito no dia 13 e seguiu até a sexta-feira, dia 17.
A ação aconteceu em toda a área urbana do município e teve como objetivo monitorar a infestação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.


O Liraa é uma importante ferramenta que permite identificar os bairros mais afetados e os tipos de criadouros predominantes, possibilitando a intensificação das ações de combate ao mosquito de maneira estratégica e eficaz.


A colaboração da população é essencial para o sucesso do levantamento, o que se traduz em medidas mais eficientes no combate ao Aedes. Durante toda esta semana, agentes de endemias, devidamente uniformizados e identificados, estão visitando os imóveis para inspeções rápidas nos locais que possam acumular água parada.


A secretaria de Saúde solicita que os moradores recebam bem os agentes e colaborem com as orientações repassadas.
Os dados obtidos nesse levantamento servirão como base para planejar ações preventivas e de controle nos próximos meses, alinhando a cidade ao esforço nacional de combate ao Aedes aegypti.

Participe!
Cada gesto de prevenção faz a diferença no combate ao mosquito transmissor e na proteção da saúde de todos. Para mais informações, entre em contato com o Setor de Endemias pelo telefone (43) 3906-1141 / 3906-1126.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Ibiporã discute sua Saúde para 2025-2028

Plenária Municipal de Saúde de Ibiporã atualizou diretrizes do Plano Municipal de Saúde para os próximos quatro anos, com foco na Atenção Primária e humanização