Além da vacinação contra a covid e a gripe, a campanha de vacinação contra a poliomielite e a multivacinação estão ocorrendo no município
A Secretaria de Saúde de Rolândia está na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite com foco em crianças entre 1 ano até menores de 5 anos de idade. A Saúde também quer atualizar a caderneta vacinal dos menores de 15 contra outras diversas doenças. A campanha contra a poliomielite e multivacinação vai até 9 de setembro e, paralelemente a elas, a imunização contra a Covid-19 e contra a gripe também continua no município.
“A vacina da pólio é de gotinha, então é ainda mais fácil e menos complicado de trazer as crianças. Se verificarmos que há outras vacinas em atraso, vamos orientar os pais e, se possível, fazer naquele momento a vacinação se essa criança já estiver na idade adequada”, afirma Karla Ulinski, secretária de Saúde de Rolândia. Karla deixa claro que a equipe também não vai fazer nada que os pais não concordem ou não queiram naquele momento. “Muitas vezes os pais preferem vamos fazer só uma, então tudo isso ali na hora vai ser com o consentimento do pai ou do responsável”, ressaltou a secretária.
Ulinski explica que essa campanha é um reforço da imunização e pode ser ofertada até mesmo para quem já foi vacinado. “Essa é uma dose adicional então todas as crianças dentro dessa faixa de 1 até 5 anos também devem ir até a UBS, mesmo aquelas que já tenham tomado a vacina da pólio nesse ano ou no mês passado,”, orientou.
A secretária também acrescenta que manter todas essas campanhas de vacinação ativas, é um modo de aumentar a sua cobertura. “Essa é uma alternativa para que a gente consiga elevar novamente os números de cobertura vacinal na cidade e no país. Infelizmente, com a baixa cobertura de vacinação, percebemos que há doenças que já estavam erradicadas no país voltando, isso tudo, devido à falta de adesão, ou até mesmo uma desinformação em relação às vacinas. Mas em Rolândia acredito que vamos reverter esses números”, pontuou Karla.
“Além disso, no dia 20 de agosto teremos também o “Dia D” que vai fazer parte também do calendário nacional. Essa ação será realizada na UBS do Planalto e também na UBS do Santiago. Isso tudo é para facilitar o acesso da população em vários pontos da cidade”, concluiu a secretária.