Números se referem até o dia 2 de abril; índice do novo LIRAa é de 1,8%

A secretaria municipal de Saúde de Rolândia divulgou informações sobre o quadro referente à dengue no município. Segundo a Saúde, no ano de 2025 já foram notificados 2.024 casos com suspeita da doença até o dia 2 de abril. Desses casos, 339 foram confirmados e 1532 foram descartados. Ainda segundo a Saúde, os sorotipos do vírus da Dengue que estão em circulação são o DENV2 e o DENV3.
Repelente
Considerando o período atual de chuvas freqüentes e calor intenso, o uso de repelente conforme as instruções de cada fabricante é mais uma ferramenta para aumentar a proteção contra a Dengue, sendo indicado o uso por todos (pessoas com sintomas ou sem sintomas de dengue).
(LIRAa)
O Índice de Infestação Predial (IIP) do 2º LIRAa/2025, realizado no município de Rolândia entre os dias 24 e 28 de março, foi de 1,8%, ou seja, a cada 1000 imóveis do município, estima-se que 18 tenham criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, o índice de infestação de até 1% é considerado aceitável. Índices de infestação predial entre 1% e 4% representam médio risco e IIPs acima de 4% representam alto risco para surtos e epidemias de dengue.