Prefeito Ailton Maistro assinou decreto que obriga pessoas a usarem máscaras em locais de serviços de saúde
O prefeito de Rolândia, Ailton Maistro, assinou um novo decreto em que trata da questão do uso de máscaras no município. Além de seguir o decreto estadual, que desobriga o uso do equipamento de segurança a menos que se esteja com sintomas de gripe, o decreto municipal obriga que todos usem a máscara quando estiverem em locais de serviços de saúde.
O Decreto Municipal 132 também esclareceu que o prefeito Ailton Maistro decreta que os serviços de saúde são os estabelecimentos destinados a promover a saúde do indivíduo, protegê-lo de doenças e agravos, prevenir e limitar os danos a ele causados e reabilitá-lo quando sua capacidade física, psíquica ou social for afetada.
Estão nessa categoria os hospitais, ambulatórios de atenção especializada, a unidade básica de saúde, o pronto atendimento, consultórios médicos e odontológicos, farmácias. O documento também ressalta que a obrigatoriedade do uso de máscara se aplica também a todos que apresentem sintomas de síndrome gripal, teste positivo, ou exposição a alguém com COVID-19, seja em ambientes abertos ou fechados.
Por fim, o decreto afirma que, em locais e situações não previstas por ele, o uso de máscaras de proteção facial é facultativo. Também lembra que novos protocolos sanitários poderão ser estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia, sem prejuízo de eventuais determinações expedidas pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.