Evento será no salão paroquial da Vila Oliveira e propostas aprovadas serão levadas até a Conferência Regional, que será realizada no dia 22 em Londrina
O Conselho Municipal de Saúde de Rolândia (CMSR) promove uma Pré-conferência de Saúde Mental na tarde desta terça-feira (08) no salão paroquial da Vila Oliveira. O evento, que tem apoio da Secretaria Municipal de Saúde, irá discutir a saúde mental e propostas que serão levadas, depois de aprovadas, até a Conferência Regional, que acontece em Londrina no dia 22 deste mês.
Qualquer pessoa pode participar da pré-conferência, que acontece das 13 às 17 horas, e das discussões. “Basta chegar no local e assinar para participar. Mas as propostas serão aprovadas por delegados, que são os conselheiros do CMSR”, explicou Érico Alencar da Silva Ignácio, gerente da Saúde Mental da Secretária de Saúde de Rolândia.
O gerente também relata que as discussões serão em cima do eixo ‘Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado da saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos’. Esse eixo mais amplo se divide em quatro eixos, os quais, por sua vez, são divididos em sub-eixos.
De acordo com Roberto Muller, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Rolândia, alguns conselheiros já manifestaram interesse em participara da Conferência Regional de Saúde Mental em Londrina. “No casos de representantes dos trabalhadores, teremos uma votação, pois há mais candidatos do que vaga. No segmento dos usuários, terá mais vaga do que candidatos, por isso convidamos algumas entidades que não tem representatividade no Conselho a participar”, ressaltou Roberto.
Processo
Neste ano, acontece a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, para onde serão levadas as propostas aprovadas em conferências estaduais. Antes, em Londrina, acontece a Conferência Regional, na qual serão aprovadas as propostas que serão levadas ao evento estadual. Em 2022, as cidades menores farão pré-conferências e Londrina fará a sua conferência e depois, na sequência, a conferência regional.
Histórico
Érico ressalta que as conferências nacionais sempre acontecem quando a Saúde Mental está em ‘perigo’. “O Conselho Nacional de Saúde interpreta que a política de Saúde Mental está sofrendo algum desmonte, indo pra caminho inadequado e realiza a conferência para reafirmar essas política”, afirmou o gerente. A Conferência Nacional de Saúde Mental foi deliberada durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde, em 2019.
As Conferências Nacionais de Saúde Mental acontecem praticamente a cada década desde 1980. A primeira delas foi em em junho de 1987, antes da Constituição Federal (1988), antes do SUS, quando se discutia uma reforma psiquiátrica. A 2ª edição aconteceu em 1992; a 3ª em dezembro 2001 e a 4ª e última em 2010.