Rolândia teve cinco casos de dengue em fevereiro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Rolândia teve cinco casos...

Após permanecer por longo período com apenas sete casos confirmados, o município agora conta com 12 casos da doença

Após meses sem um expressivo aumento nos números de casos de dengue, em fevereiro a cidade ‘pulou’ de sete para doze casos, m indício de alerta e preocupação em relação ao problema. Hoje o município conta com 113 casos em investigação, e, por isso, é importante que a população comece a ter mais cuidado.


“Entramos em um período muito crítico com relação à dengue, municípios ao nosso redor que fazem parte da 17º Regional de Saúde já estão em epidemia. Então isso é um sinal de que estamos entrando em risco. Nesse momento, a cidade não está em uma situação tão grave, mas precisamos entender a condição climática atual é uma aliada desse aumento. Se não tomarmos as medidas necessárias, o problema pode agravar”, reforçou a secretária de Saúde, Karla Ulinski.


As medidas necessárias citadas pela secretária, diz respeito especialmente a relação da educação da população quanto ao descarte de resíduos. “A dengue é muito complexa porque também revela muito sobre o comportamento das pessoas, e da importância de elas cuidarem do seu quintal. Infelizmente, por mais que a secretaria de saúde faça ações, se não aliarmos isso com a questão da educação, e do comportamento da nossa população, não vamos conseguir resolver o problema da dengue”, alertou.


Recentemente a secretarias de Saúde, Infraestrutura e de Serviços Públicos realizou um grande mutirão em diversos bairros da cidade. A ação promoveu a remoção de mais de 5 toneladas de criadouros de Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, a zika e a chikungunya.

Descarte corretamente
A conscientização de toda a comunidade é a principal aliada nesse momento onde a dengue vem crescendo, por isso, vale lembrar que a empresa terceirizada Sanetran recolhe regularmente o lixo na cidade, quando depositado de modo adequado, em frente as residências. Para entrar em contato com a empresa basta ligar no telefone (43) 3255-4742. Além disso, tem o roteiro de recolhimento de galhadas e volumosos.

Se precisar, denuncie!
É importante destacar que o descarte irregular de lixo é crime passível de multa. Nesse sentido, qualquer pessoa que identificar a pratica desse delito, pode denunciar nos canais disponíveis. Ao perceber a ação, ou flagrar pessoas jogando lixo de maneira irregular, denuncie (pode ser anonimamente), para o fone/WhatsApp (43) 3156-0333, pelo e-mail [email protected].

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé terá um novo PAM

OS para a construção do Pronto Atendimento Municipal foi assinada na semana passada; local absorverá o PA 24H Cambé terá um novo Pronto Atendimento Municipal