Aparelhos, importantíssimos numa ambulância avançada, foram comprados através de emenda impositiva do vereador Vilmar Boy
Na manhã da quinta-feira, 29 de setembro, a Prefeitura de Rolândia, a Secretaria de Saúde e o SAMU apresentram os dois novos e modernos aparelhos cardioversores, que serão utilizados pelos socorristas e equipe da ambulância avaçada do SAMU. Os aparelhos, que também são desfilibradores, já foram colocados em uso, exatamente hoje, que é o ‘Dia Mundial do Coração.
Os cardioversores consistem em instrumentos importantes para fazer um procedimento eletivo ou de emergência nos casos de taquicardias instáveis ou a critério médico. A cardioversão é uma modalidade de terapia elétrica voltada a determinadas arritmias – diferente da desfibrilação, ela é realizada por meio da aplicação de uma descarga elétrica sincronizada e vão melhorar ainda mais os atendimentos dos pacientes.
Os instrumentos foram comprados com recursos próprios do município, ao custo de cerca de R$ 80 mil, com emenda impositiva do vereador Vilmar Boy. Os novos aprelhos vão para o Samu e os que haviam no Samu vão para ao Pronto Atendimento 24h.
Participaram do evento o prefeito Ailton Maistro, a secretária de Saúde, Karla Ulinski, e a diretora de Urgência e Emergência, Érika Bezerra Ludwig, o vereador Vilmar Boy, além da equipe da secretaria e do SAMU.