Pesquisar
Close this search box.

São Rafael deu o 1º passo para o credenciamento na IHAC

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. São Rafael deu o...

Instituição fez capacitação com colaboradores para explicar os pontos que envolvem a conquista do selo da Iniciativa Hospital Amigo da Criança

Capacitação foi realizada na Igreja Presbiteriana Independente do Brasil

Recentemente o JR divulgou a iniciativa do Hospital São Rafael, de Rolândia, em busca do selo de credenciamento da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). A IHAC tem o objetivo de promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, e é uma certificação de qualidade, conferida pelo MS aos hospitais que cumprem os dez passos para o sucesso do Aleitamento Materno e seus critérios, atualizados pela Portaria nº 1.153/2014.


A iniciativa que existe desde 1990 pela Organização Mundial de Saúde e também pela Unicef tem o objetivo principal de contribuir com a diminuição das taxas de mortalidade infantil. Para se enquadrar dentro dos critérios que permitem o fornecimento deste selo às instituições de saúde, existe uma série de ações que precisam pela direção, pela administração e pelos colaboradores do hospital, para que a entidade consiga de fato este benefício.


“A primeira ação é a conscientização a sensibilização de todos os colaboradores do hospital. Só teremos este selo se todas as áreas entenderam como que funcionam esses protocolos que estamos instituindo. Neste primeiro momento, tivemos a parceria aqui com a Igreja Presbiteriana do Brasil que nos emprestou o auditório onde tivemos uma capacitação com todos os nossos colaboradores durante dois dias”, explica Gilberto Berg, gerente da instituição.


Nestes dois dias foram repassados para todos os funcionários do São Rafael os pontos que envolvem este credenciamento. Depois deste primeiro passo, a direção do hospital já planeja quais serão as próximas ações. “Será uma pré-vistoria que vai contar com a participação das avaliadoras são do Estado e que vão estar nos apoiando”, explica Berg.


O diretor ainda pontua que neste momento também está sendo feito um processo interno com as gestantes que são atendidas na entidade. “Estamos trabalhando com todo o fluxo do atendimento das gestantes, desde de quando elas chegam no hospital até ao final do seu atendimento no pós-parto”, ressaltou o gerente.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé contra o ‘Aedes’

Prefeitura terá mais seis mutirões de limpeza contra a Dengue este ano A chegada do verão, a temporada de chuvas e as temperaturas elevadas acenderam