São Rafael oferece curso gratuito para gestantes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. São Rafael oferece curso...

Mulheres interessadas em participar do evento já podem se inscrever; curso ocorre no dia 31 de janeiro no Centro Cultural Nanuk

Gestantes de Rolândia e da região conhecem a maternidade do Hospital São Rafael (foto de abril/22)

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do ‘Curso de Gestantes – Mamãe e Bebê’, promovido pelo Hospital São Rafael de Rolândia. O evento é gratuito e aberto para todas as mulheres que estão gestantes, e também para seus parceiros ou qualquer outro (outra) acompanhante. Para participar a futura mamãe deve se inscrever online previamente pelo formulário que está disponível no link: (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe2OSabTHyEeeStIZeAKnqG6-ONu7PRnpc1RwVCIbLNQHHCUQ/viewform?usp=sf_link).


Durante o curso haverá palestras com diversas profissionais, que vão abordar variados temas diferentes sobre o mesmo assunto.


As enfermeiras obstetras Yasmin Duque Franco e Camila Moscardini vão ministrar a palestra ‘Engravidei e agora?’. Além delas, a fisioterapeuta Débora Liberti vai abordar o assunto da fisioterapia pélvica, enquanto a nutricionista Melissa Feltrin vai falar sobre nutrição gestacional e puerperal. Ainda durante o curso, as participantes terão um momento de conhecimento com a psicóloga Nádia, que vai tratar dos aspectos emocionais da gestação e do puerpério.


“Esse curso é uma iniciativa da gerência de enfermagem do São Rafael, e é um projeto que queremos fazer mensalmente. O primeiro vai ser agora em janeiro e a gente vai ver como será. Se a adesão for boa, pretendemos fazer todos os meses”, explicou a enfermeira obstetra Yasmin Duque Franco.


De acordo com a profissional, o intuito desse curso é levar a gestante para perto do hospital, a fim de fazer com que essa paciente crie vínculos com a instituição. O objetivo ainda é promover esses momentos em conjunto, para que ela receba todas as informações necessárias para passar por esse período tão importante da melhor forma possível.


“Esse curso é ofertado por uma equipe multiprofissional, então terá a parte da enfermagem, da psicologia, da nutrição e da fisioterapia. Nesse curso vamos tratar de algumas coisas que talvez essa paciente não consiga entender em outros momentos da gestação, como as mudanças corporais, e também abordar sobre possíveis situações que vão acontecer agora que ela descobriu que está grávida”, afirma Yasmin.


Na nutrição, por exemplo, o objetivo da nutricionista será o de informar como a mulher precisa se alimentar durante a gestação, e como deverá seguir nesse processo alimentar depois que ganhar o bebê”, pontuou a enfermeira.


“Também haverá os momentos de falar como são os aspectos psicológicos e emocionais que ocorrem com a mulher depois que ela descobre que está grávida. Também falaremos sobre a fisioterapia pélvica, pois ainda é um assunto que é pouco falado. Nosso foco é principalmente as mulheres que acabaram de descobrir a gravidez, para que elas possam entender o que está acontecendo, e o que ainda poderá ocorrer nesses nove meses”, comenta Yasmin.


A enferemeira afirma que todas as gestantes são bem-vindas, mesmo aquelas que já estão com mais tempo de gestação, porém para a profissional, é mais interessante encaminhar esse conhecimento para aquelas que acabaram de iniciar esse período, pois, deste modo, poderão usufruir muitas mais daquilo que for ensinado.


O nome do curso ‘Mamãe e bebê’ surgiu da necessidade de tonar essa ação bem popular e fazer com que ela chegue para o máximo de mulheres possível, afirma a enfermeira. “Queremos fazer com que esse curso vire uma marca registrada do hospital. Vale dizer que o curso também é aberto para um acompanhante que queira participar e não precisa necessariamente ser apenas para as gestantes”, informa Yasmin.


Para mais informações, basta entrar em contato pelo (43) 3311-3080 para falar com a Yasmin.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Dengue: Arapongas tem óbito

Município registra morte de homem de 80 anos, que tinha comorbidades Na terça-feira (1), a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde,

Saúde

Arapongas adquire 1,4 mil equipamentos de Saúde

Prefeitura de Arapongas adquire quase 1.500 equipamentos para fortalecimento de sua saúde pública prefeito de Arapongas, Rafael Cita, acompanhado pelo secretário municipal de Saúde, Carlos