Secretaria Municipal de Saúde promove, durante este mês, uma série de ações dentro da campanha do Novembro Azul

Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Ibiporã promove uma série de ações especiais neste mês, tudo dentro da campanha Novembro Azul, que busca levar conscientização aos homens no combate ao câncer de próstata.
Entre as iniciativas da SMS, que previnem a variante da doença que mais acomete os homens, há palestra, consultas e testes rápidos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendendo em horários estendidos, em determinados dias de novembro.
As ações são necessárias, segundo a pasta, porque, tradicionalmente, o homem é menos propenso que as mulheres a ir ao médico, sendo necessário conscientizar a todos sobre a impor-tância da prevenção ao câncer de próstata. O Novembro Azul não interrompe ou compromete a agenda normal de consultas de toda a rede municipal.
3 a 28 (de segunda a sexta) – UBS Orlando Pelisson (Bom Pastor): consultas e teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, das 8 às 17h
13/11 – UBS Antonio Carlos Gomes (Serraia) – palestra, solicitação de exames PSA e testes rápidos de ISTs, das 18 às 21h, para ho-mens da área de abrangência da UBS do Serraia
10, 13 e 18/11 – USB José Silva Sá (Pérola) – consultas previamente agendadas para homens, com oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, das 17 às 20h, para homens com 18 anos ou mais. É preciso apresentar documento pessoal com foto
7, 14, 21 e 28 – UBS San Rafael: agendamento para exames preventivos e tes-tes rápidos para homens, com oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, das 16 às 18h30
3 a 28/11 (seg. a sexta) – UBS La Fontaine Corrêa da Costa: testes rápidos para homens, com oferta de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C, das 9 às 17h, para quem reside na área da UBS.
Dengue: boletim mostra Ibiporã sem casos desde o dia 29
SMS divulgou novo boletim da dengue; balanço foi atualizado no final da tarde da terça desta semana
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de Ibiporã divulgou, nesta semana, uma nova edição do boletim da dengue no município. O novo boletim, divulgado na terça-feira (4), mostra que não há registro de nenhum novo caso confirmado da doença desde o dia 29 de outubro.
Histórico
No atual período epidemiológico, iniciado em janeiro deste ano, Ibiporã registrou três mortes provocadas pela dengue. Nestes primeiros nove meses de 2025, a cidade contabiliza 1.196 casos confirmados, 2.398 casos descartados e 3.822 notificações.
Denuncie
As denúncias de ambientes e imóveis, edificados ou não, com possíveis focos de Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, podem ser feitas diariamente via internet, durante 24 horas, pelo site da Prefeitura (www.ibipora.pr.gov.br), na seção da Ouvidoria da Saúde.
Presencialmente, as denúncias podem ser feitas de segunda a sexta, das 8 às 12h30 e das 13h30 às 17 horas, na Ouvidoria da Saúde, localizada na sala nº 27 do Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Rua Vitoriano Valente, 540 – Centro), e das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas na Ouvidoria Geral (Avenida dos Estudantes, 352 – Centro).



