Parceria firmada entre a Secretaria de Saúde de Rolândia e o Hemocentro do HU levam as pessoas na última sexta-feira do mês
A Secretaria de Saúde de Rolândia e o Hemocentro do Hospital Universitário, de Londrina, firmaram uma parceria para que as pessoas que queiram doar sangue, e ajudar a salvar vidas, não tenham nenhum tipo de despesa para ir até a cidade vizinha. “Toda última sexta-feira do mês, um transporte sai das Unidades Básicas de Saúde com as pessoas e se dirige até o Hemocentro”, explicou Érika Ludwig, secretária de Saúde.
As pessoas voluntárias podem agendar através dos telefones (43) 3906-1105 ou 0800 400 1105, ligando sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Essa ação é fruto de uma indicação do vereador Guilherme Spanguemberg. Neste mês, as inscrições foram feitas até a quarta-feira (26) e a ida ao Hemocentro será nesta sexta-feira (28). Desnecessário dizer que o transporte também trará as pessoas de volta.
Requisitos
Os requisitos para ser uma pessoa doadora de sangue são apresentar documento emitido por órgão oficial com foto, como RG ou CNH, ter boa saúde e pesar mais que 51kg, não estar em jejum, dormir ao menos 6 horas antes da doação, não estar com doenças infecciosas, não ter vida sexual promíscua, não ser usuário de drogas, não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação, ter entre 16 anos completos e 69 anos, 11 meses e 29 dias.
“Os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade”, pontuou Érika. É importante lembrar que o Hemocentro do HU é um dos locais a que os hospitais, como o São Rafael, recorrem quando precisam de sangue usado em cirurgias, por exemplo. “Doar sangue é doar vida”, concluiu a secretária de Saúde.