Saúde: profissionais da região ficam mais capacitados

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Saúde: profissionais da região...

Enfermeiras-alunas da pós-graduação em Enfermagem da UEL, de nível de mestrado e doutorado, realizaram capacitação com os profissionais de 14 municípios da 17ª Regional de Saúde

A capacitação dos profissionais de Saúde da região foi na teoria e na prática, com simulações bem realísticas

Profissionais de saúde de 14 municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina receberam cursos de capacitação ministrados por enfermeiras-alunas da UEL, de nível de mestrado e doutorado, em Rolândia. Os cursos começaram em dezembro e terminaram no dia 12 de março com profissionais de Porecatu, Guaraci, Lupionópolis, Jaguapitã, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Florestópolis, Alvorada do Sul, Cambé, Bela Vista do Paraíso, Centenário do Sul, Miraselva e Rolândia.

As capacitações aconteceram aos sábados e, a cada encontro, os profissionais recebiam aulas teóricas e práticas. No final eram submetidos a uma simulação realística, na qual deviam prestar atendimento conforme o protocolo e aplicar todo conhecimento adquirido.

Para condutores e técnicos de enfermagem foi realizado uma capacitação com simulação realística no atendimento aos traumas, ministrado pela enfermeira Kelen Mitie Wakassugui de Rocco, mestranda da UEL, também enfermeira do Samu de Rolândia e Londrina. Os profissionais receberam aula teórico-prática e realizaram um atendimento com simulação próximo do real para sentirem a experiência de prestar o atendimento baseado em protocolo na prática.

A enfermeira Maria Gorete Pereira Nicolette ministrou a capacitação com simulação realística para uso da máscara laríngea, através de aula teórica e de uma situação para que os profissionais enfermeiros pudessem realizar na prática o uso do dispositivo da máscara, utilizada em situações de intubação ou via aérea difícil.

“Foram capacitados mais de 150 profissionais, que se deslocaram de suas cidades para vir até Rolândia. As capacitações fazem parte da pesquisa de mestrado e doutorado em Enfermagem da UEL, sob orientação da Prof. Dra Eleine Martins”, explicaram as enfermeiras.

A capacitação contou com a Secretaria de Saúde de Rolândia, que prestou todo apoio necessário às equipes, e da Secretaria da Educação, que acolheu os profissionais nas escolas da rede municipal e viabilizou todo o processo. “Foram dias muito produtivos, pois foi possível ver a evolução profissional de cada um durante a simulação realística. Agradecemos a todos os gestores dos municípios que responderam ao nosso convite e liberaram seus profissionais para que melhorassem seu atendimento”, agradeceram as enfermeiras.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Cambé terá um novo PAM

OS para a construção do Pronto Atendimento Municipal foi assinada na semana passada; local absorverá o PA 24H Cambé terá um novo Pronto Atendimento Municipal