Serviço online que agiliza laudo de eletrocardiograma chega à região

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Saúde
  6. /
  7. Serviço online que agiliza...

A 17ª Regional de Saúde de Londrina é a 2ª a receber o telediagnóstico: eletrocardiograma é enviado, online, a um especialista que analisa e dar o seu parecer sobre o estado do paciente

Capacitação realizada em Curitiba – Foto: Cesa

O Governo do Estado do Paraná iniciou, nesta semana, a implantação do Telediagnóstico em Eletrocardiograma (Tele-ECG), disponibilizado pelo Governo Federal, para municípios da 17ª Regional de Saúde de Londrina. Dos 21 municípios da região, 17 serão incluídos na oferta nacional de laudos online de eletrocardiograma com profissionais capacitados. O programa, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, está sendo implantado no Paraná pela Secretaria da Saúde (Sesa).


Uma equipe técnica capacitou profissionais dos municípios para realização do exame e prestou auxílio na instalação e configuração dos equipamentos necessários. No telediagnóstico, após a realização do eletrocardiograma, as imagens são enviadas, de forma online, a um especialista que analisará e dará o seu parecer sobre o quadro clínico do paciente. Por conta da alta demanda, esse processo agiliza e otimiza o tempo para diagnósticos e tratamentos.


Londrina é a segunda Regional de Saúde a ser contemplada pelo serviço. Em 2021, foi implantado um projeto-piloto nos sete municípios da 1ª RS de Paranaguá. Até junho de 2024 foram realizados 65 mil exames de eletrocardiograma – com laudo do Tele-ECG – no Litoral. Para o mês de agosto estão previstas visitas nas Regionais de Saúde de Pato Branco e Toledo para a implantação da Tele-ECG.


Dentre os benefícios da adesão à Oferta Nacional de Telediagnóstico em Eletrocardiograma estão a emissão de laudos sem custo para o município e o tempo para receber os resultados dos exames, que nas situações de urgência e emergência são disponibilizados em até 10 minutos, e para os casos eletivos (de rotina) em até 2 horas.


Qualificação
O objetivo é qualificar o atendimento em cardiologia na Atenção Primária (prestada nos municípios), auxiliando a rede de saúde a evitar complicações e mortes por doenças cardiovasculares. A expectativa é incorporar o serviço em cerca de 30 novos pontos espalhados em Unidades Básicas, ambulatórios, pronto atendimentos e hospitais.

Fotos da capacitação em Rolândia (fotos: divulgação)


Para os municípios de Ibiporã, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Cafeara e Tamarana, a Sesa doou eletrocardiógrafos, como forma de incentivo à adesão, já que eles não possuíam equipamentos compatíveis para realizar o exame. Rolândia já possui os eletrocardiógrafos e, por isso, o serviço será implantado em todas as UBs’s do município. “Só não implantaremos na UBS do Nobre, já que ela está em reforma”, explica Erika Ludwig, secretária de Saúde de Rolândia.


Sistema
A Plataforma Nacional de Telediagnóstico (PNTD) é um sistema que armazena em uma fila nacional os exames pendentes de laudo. Esta fila é organizada de acordo com critérios de prioridade previamente estabelecidos e pelo tipo do exame, como por exemplo o ECG.


De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes, o trabalho está sendo realizado gradativamente, pois envolve algumas mudanças não só estruturais como também de pessoal. “Estamos investindo em tecnologia, que trará mais agilidade aos atendimentos. A implantação da estratégia auxilia os municípios no cuidado às pessoas nos seus respectivos territórios, aumenta a resolutividade da gestão e otimiza os recursos públicos do município”, complementa.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Saúde

Samu de Arapongas recebe nova incubadora

Equipamento visa dar maior suporte nos atendimentos de emergência para transporte de recém-nascidos O Samu de Arapongas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde,recebeu uma nova

Saúde

SAMU de Arapongas recebe nova incubadora

Equipamento visa dar maior suporte nos atendimentos de emergência para transporte de recém-nascidos O Samu de Arapongas, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde,recebeu uma nova