Campanha ‘16 dias pelo fim da violência contra as meninas e mulheres’ será lançada na terça; solenidade também será comemora os seis anos da Delegacia da Mulher

A Prefeitura de Arapongas, por meio das Secretarias Municipais de Políticas Públicas para a Mulher e Pessoa com Deficiência (SEMUPE) e de Segurança Pública e Trânsito (SESTRAN), em conjunto com a Delegacia da Mulher, realiza uma solenidade para comemorar os seis anos de instalação da Delegacia no município. O evento, na próxima terça-feira (25), às 10 horas, também será a abertura oficial da campanha “16 dias de ativismo pelo fim da violência contra meninas e mulheres”. A solenidade é aberta à população e será na própria Delegacia da Mulher de Arapongas (rua Beija-Flor 273).
Delegacia da Mulher
No dia 07 de novembro de 2019, a Prefeitura de Arapongas formalizou a cessão do imóvel localizado na Rua Beija-Flor, nº 273, Centro, para a Polícia Civil, onde passou a funcionar a Delegacia da Mulher de Arapongas. À época, a equipe era liderada pela delegada titular Thaís Orlandini Pereira.
Em março de 2020, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o decreto que criava a Delegacia da Mulher de Arapongas, a 21ª do Estado. Atende vítimas de violência doméstica e familiar, e aquelas exclusivamente de gênero, crimes contra a liberdade sexual e infrações penais previstas na Lei Maria Penha. Também é responsável pela distribuição e cadastro dos botões do pânico. Atualmente, a delegada chefe é Camila Costa.
16 DIAS
Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, de acordo com o site da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres Brasil, é uma campanha anual e internacional que inicia em 25 de novembro, o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e segue até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.
A iniciativa é de ativistas no Instituto de Liderança Global das Mulheres e é coordenada anualmente pelo Centro para Liderança Global das Mulheres. Trata-se de uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, mundialmente, para engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas.



