Órgão comemora a data em evento com autoridades municipais e reforça combate à violência contra a mulher
O município de Arapongas celebrou os cinco anos da Delegacia da Mulher (DM), importante marco na luta pelos direitos das mulheres e pelo enfrentamento à violência doméstica. Uma solenidade foi realizada, na semana passada, para comemorar a data na sede oficial da DM (rua Beija-flor, nº 273 – Centro) e contou com a presença de diversas autoridades municipais.
“Celebramos não só o serviço prestado, mas a coragem e a resiliência das mulheres de nossa cidade. Quero manter a união entre a gestão pública e as forças de segurança para que possamos seguir garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor. Neste contexto, a Delegacia da Mulher é peça-chave para a segurança”, ressaltou o prefeito eleito, Rafael Cita.
A delegada-chefe da DM, Camila Costa, destacou também o fortalecimento da parceria entre a Polícia Civil, Forças de Segurança e a Prefeitura. “Tudo isso é fundamental para a ampliação das ações de prevenção e enfrentamento à violência doméstica. Estamos todos empenhados em construir um ambiente mais seguro e respeitoso para as mulheres de Arapongas”, enfatizou.
O secretário da Segurança, Paulo Argati, comentou sobre a atuação da Delegacia da Mulher de Arapongas que conta também com a Patrulha Maria Penha – grupo especializado composto por guardas municipais e polícia militar. “São serviços que se conectam entre a GMA, Polícia Civil e Polícia Militar, além de toda a rede de apoio que o município dispõe”, acrescentou Argati.
Números
Atualmente, a Delegacia da Mulher de Arapongas realiza média 200 atendimentos especializados por mês. O município conta com vários canais de denúncias em casos de violência doméstica: a DM pelo FoneWhats (43) 3252-1738; a Polícia Militar no 190, em casos em que não houver medida protetiva; a Guarda Municipal no 153 ou 0800-645-9060 (casos em que haja medida protetiva), e os ramais diretos 180 e 181.
No evento de cinco anos da DM, estiveram presentes o prefeito eleito Rafael Cita, que representou também o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, a vice-prefeita eleita Édina Kummel, a delegada chefe da DM de Arapongas, Camila Costa, o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, o comandante da 7º Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM), major Wolski, além de outros secretários municipais, vereadores e representantes de instituições.