Homem de 35 anos estava preso desde junho desde ano e morreu dentro da carceragem; sindicância foi aberta
Um preso da Cadeia Pública de Rolândia passou mal e morreu dentro da carceragem na manhã desta terça-feira (21). Essas informações foram confirmadas pelo Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná (Deppen). O detento tinha 35 anos de idade e estava preso desde junho deste ano.
De acordo com o Deppen, o preso começou a passar mal por volta das 10h30 e foi retirado da carceragem pelos policiais penais, os quais verificaram uma parada cardiorrespiratória, chamaram o Samu e realizaram as manobras de reanimação, sem sucesso.
A ambulância do Samu chegou à Cadeia por volta das 11h05 e a avaliação médica preliminar confirmou o óbito do detento. Na sequência, as polícias civil e científica e o Instituto Médico Legal (IML) foram acionados para os procedimentos necessários.
Segundo uma nota do Deppen, será aberta uma sindicância administrativa para apurar as circunstâncias da morte do preso, que deve envolver a estrutura da cadeia. Essa sindicância, somada aos exames de necropsia do IML devem ajudar a esclarecer as circunstâncias dessa morte.
Essa investigação pode revelar se o detento tinha alguma comorbidade pré-existente e/ou se alguma circunstância externa, como o calor, pode ter causado essa parada cardiorrespiratória.