Prefeitura Municipal de Ibiporã iniciou projeto que prevê a implementação de 87 câmeras de monitoramento nas vias públicas
Na quinta-feira (11), o gabinete do prefeito Zé Maria Ferreira recebeu uma reunião estratégica para discutir a implementação de câmeras de monitoramento e segurança em toda a cidade Ibiporã. O projeto de transformação de Ibiporã em uma ‘Smart City’ prevê a instalação inicial de 87 câmeras nas vias públicas. A 1ª fase abrange a avenida Paraná/Santos Dumont e as entradas da cidade.
O secretário de Tecnologia da Informação, Paulo Balconi, informou que atualmente o município já conta com mais de 900 câmeras instaladas, distribuídas entre espaços públicos e prédios públicos. “O projeto prevê a instalação inicial de aproximadamente 87 câmeras nas vias públicas, e até o momento 39 câmeras já foram instaladas. Após ser finalizado, a avenida ficará com monitoramento total, priorizando tanto o passeio público – ou seja a calçada, quanto a movimentação de veículos na rua”, informou o secretário.
“Com essa iniciativa, Ibiporã se coloca na vanguarda das cidades inteligentes, utilizando tecnologia para potencializar a qualidade de vida de seus habitantes. Este é um momento de celebração para todos que compartilham o desejo de ver nossa cidade prosperar e oferecer um ambiente seguro e inovador para as gerações futuras. O investimento de R$ 68 mil nas câmeras foi realizado com recursos próprios”, explicou o prefeito Zé Maria Ferreira.
Para o Executivo, a medida destaca a importância de investir em tecnologias que beneficiem a sociedade, proporcionando um ambiente mais seguro para as famílias. A reunião contou com a presença do delegado da Polícia Civil, Vitor Dutra de Oliveira, da Tenente Luana Pereira, do Corpo de Bombeiros, de representantes do Legislativo como a presidente Maria Galera e o vereador Diego Barbosa da Fonseca, além do secretariado.
O delegado Vitor Dutra, expressou apoio à iniciativa, reconhecendo que a instalação das câmeras auxiliará nas investigações, inibindo práticas criminosas e proporcionando melhorias à segurança pública. O prefeito destacou que o projeto teve início em 2011, por demanda da segurança pública, e que as câmeras contribuirão para a melhoria da oferta de segurança à população.