Plano de Segurança de Arapongas reduz a criminalidade

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Segurança
  6. /
  7. Plano de Segurança de...

Em reunião de lançamento da 9ª edição do Plano, Prefeitura apresentou dados estatísticos e vai fortalecer ações integradas para 2025

Legenda: Reunião do lançamento do 9º Plano de Segurança de Arapongas (foto: PMA)

Na sexta, 31 de janeiro, a Prefeitura de Arapongas lançou a 9ª edição do Plano Municipal de Segurança Pública com as diretrizes da segurança e o planejamento estratégico através da ampliação dos serviços integrados. A iniciativa é uma integração entre as Forças de Segurança – Guarda Municipal (GMA), Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Corpo de Bombeiros, Polícia Penal, além da Defesa Civil, Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e Poder Judiciário, e vem reduzindo consideravelmente os índices da criminalidade no município ano a ano. Durante o lançamento do Plano, foram apresentados dados comparativos e estatísticos dos índices de criminalidade de 2023 e 2024.


Segundo o secretário de Segurança, Paulo Argati, o Plano de Segurança vem se aperfeiçoando a cada ano, mostrando na prática a efetividade das ações estratégicas integradas. “Resultado do comprometimento de cada órgão envolvido. Buscando potencializar a segurança da população. A integração segue sendo a peça-chave no êxito de resultados, e isso reflete na diminuição dos índices da criminalidade”, pontuou Argati. O Plano Municipal de Segurança Pública foi implementando em 2017 na primeira gestão do ex-prefeito Sérgio Onofre.


O prefeito Rafael Cita reiterou o compromisso junto à segurança pública, salientando as reduções expressivas e novos desafios. “A união de esforços é o fundamento principal para que Arapongas continue se destacando não apenas no quesito segurança pública, mas também em outras áreas. Agora, o grande desafio é manter as reduções na criminalidade. Por isso, é importante mantermos o trabalho efetivo e integrado e melhorar no que for preciso. Somos a cidade mais segura do Paraná e seguiremos neste caminho”, ressaltou.

Dados
De acordo com o relatório apresentando pela Polícia Militar (7ª CIPM), em comparativo entre 2023 e 2024, Arapongas registrou redução de 30% nos crimes de roubo, redução de 50% de roubos a veículos, redução de 30% de roubos à residência e em ambiente público, diminuição de 43,93% em roubos a comércio. Houve também aumento em 67,56% na recuperação de veículos, e diminuição de 15% nos furtos em residência. Aumento de 21% nos furtos de veículos e registros de 150 mandados de prisão.


Em 2024, a Patrulha Maria da Penha (serviço integrado entre a GMA, PM e Polícia Civil), apresentou 1.465 atendimentos, 1.070 visitas, além do aumento de 14% no cumprimento de mandados de prisão; de 2023 para 2024, e também 6% a mais nas medidas protetivas, aumento de 35% nos inquéritos concluídos, diminuição de 36% nos inquéritos relacionados a crimes sexuais (envolvendo menores).


Já o relatório apresentado pela 22ª Subdivisão da Polícia Civil, elencado pelo delegado Bruno Delfino Sentone, mostrou índices satisfatórios com quedas nos homicídios e alta resolução de crimes. Em 2023, foram registrados quatro homicídios; dos quais três foram solucionados. No ano passado, foram três homicídios – e dois já solucionados. Sobre os inquéritos concluídos foram 490 em 2023 e 570 em 2024. Aumento nos cumprimentos de mandados de prisão – sendo 33 em 2023 para 61 em 2024.


A cidade recebeu dois novos veículos para a segurança: um Renault stepway zen de R$ 84.500,00 (recurso do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher) para o Abrigo Refúgio das Marias; e uma caminhoneta Mitsubishi L200 para a Guarda Municipal (R$ 313 mil) – emenda do deputado federal Sargento Fahur.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: