Secretarias de Educação e de Segurança Pública e Trânsito promoveram encontro voltado a diretores e diretoras da rede municipal e representantes de colégios estaduais de Arapongas
Assessoria de Imprensa – PMA
Na quarta-feira (19) a Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), promoveu um encontro voltado aos diretores e diretoras das instituições de Ensino da Rede Municipal (escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil – CMEI’s) e representantes de Colégios Estaduais de Arapongas.
Na oportunidade abordou como tema central “Segurança Escolar”, com palestras junto a especialistas, como o pedagogo, administrador e Especialista em Gestão Educacional, Guilherme Cassarotti Ferigato, e a psicóloga Daniele de Oliveira – especialista em Ciências Forenses e Perícia Criminal, Psicologia Jurídica/Forense e Atendimento Educacional Especializado.
A secretária da Educação, Cristiane Rossetti, reforça que a gestão tem dado toda a atenção e investindo em ações estratégicas pertinentes ao tema – com integração da Sestran. “Este encontro foi dividido em dois momentos. Em um deles, foi abordado tema de questões comportamentais, e no segundo, algo mais relacionado a influência da tecnológica nos dias atuais. Além de outros aspectos favoráveis à segurança no ambiente escolar”, falou. O encontro contou com o apoio da Facnopar e Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Aplicativo de emergência “Escola Segura”
Ainda neste sentido, o município de Arapongas lançou, na última terça-feira, 11, o aplicativo de emergência “Escola Segura”, ferramenta que possibilita o acionamento rápido da Guarda Municipal (GMA) em situações de risco nas Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e demais instituições de ensino. A presença de guardas municipais e de policiais militares nos entornos de escolas, colégios e CMEI’s também tem sido intensificada.
O novo app ficará disponível para todas as diretoras e diretores, coordenadoras, secretárias escolares e equipes pedagógicas dos locais de ensino.
Para aderir ao app “Escola Segura” é necessário entrar em contato com a Patrulha Escolar Comunitária da Guarda Municipal para preenchimento de formulário e orientações. Ligue: 3902-1010.