Rolândia: PM lança Whats (9.9131-6176) para combater crimes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Segurança
  6. /
  7. Rolândia: PM lança Whats...

O objetivo da implantação dessa plataforma de mensagem é otimizar o modo de passar informações sobre ações ilegais no município sem se identificar

Muito além de trocar mensagens com amigos, familiares e até como atividade profissional, o WhatsApp pode ser utilizado também para combater a criminalidade. Em Rolândia, a Policia Militar do 15ºBPM lançou o número de WhatsApp (43) 9.9131-6176 para receber informações de atividades ilegais que ocorrem no município.

A cabo da PM Jaqueline Araújo conversou com o JR sobre essa novidade que é inédita na cidade e explicou como a polícia vai utilizar essa plataforma em prol do combate ao crime e de atividades ilegais. “Diferentemente do 190, que é para crimes que estão acontecendo nos quais é necessário que os policiais cheguem depressa, o Whats é para denúncias anônimas de situações que acontecem, como o tráfico de drogas, ou a fuga de um veículo depois de um acidente. A pessoa passa a informações e fica anônima, nada fica registrado dela”, explicou. Já no 181, que também é para denúncias, a informação vai para uma central e depois é direcionada para a polícia da cidade. “Isso leva mais tempo, com o Whats teremos mais agilidade”, ressaltou a cabo Jaqueline.

Pelo serviço, que já está à disposição da população, podem ser relatadas informações sobre tráfico de drogas, porte de arma de fogo, acidentes de trânsito, entre outras. “Digamos que você tenha presenciado um acidente de trânsito que a pessoa fugiu, por exemplo, você pode mandar pelo WhatsApp qual é a placa do carro. Se presenciar alguma festa ou evento ilegal que está acontecendo nesse momento de pandemia, toda e qualquer informação é bem-vinda”, afirmou a cabo.

Informações que vão ao encontro do não comprimentos de regras anunciadas no decreto municipal também podem ser informadas à PM pelo contato, como o consumo de bebidas alcoólicas em bares do município fora do período permitido.

Vale lembrar que a pessoa que fizer o contato com a PM pelo número terá sigilo absoluto. “A pessoa que informar qualquer coisa pelo WhatsApp não aparecerá em boletim de ocorrência e não constará em nenhum registro da Polícia Militar. Será algo totalmente anônimo e totalmente sigiloso”, afirmou. Após receberem as informações, a polícia enviará equipes até o local indicado para averiguar a situação e resolver o problema.

O que não pode
É importante também pontuar que número não vale como um contato de urgência e emergência por exemplo. “Ocorrências de emergência que estão acontecendo em tempo real precisam ser informadas pelo 190 que continua ativo normalmente”, alertou a policial.

Fale com a PM
Seja pelo 190, para situações urgentes e pontuais, ou pelo WhatsApp (43) 9.9131-6176 para demais informações, não deixe de contatar a PM quando for necessário. “Essa é uma oportunidade de nós minimizarmos os índices de crimes ocorridos aqui na cidade de Rolândia. A Polícia Militar precisa sempre do apoio de toda a população”, concluiu.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Segurança

Um domingo sangrento em Jaguapitã

Sogro e genro são mortos a tiros após discussão em balneário/pesqueiro do município No início da noite do domingo (5), a Polícia Militar foi acionada