Arapongas: como anda a Capital Moveleira Estadual

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Sem categoria
  6. /
  7. Arapongas: como anda a...

Prefeito fala sobre a cidade, conhecida por ser o 2º maior polo moveleiro do país, e sobre seu crescimento nos últimos anos

O prefeito Sérgio Onofre em seu gabinete na prefeitura de Arapongas

A partir desta sexta-feira (17), o JR – Um Jornal Regional passa a circular, em sua edição impressa, também no município de Arapongas. A cidade é a 5ª a receber o JR, que já circula às sextas-feiras em Rolândia, Cambé, Jaguapitã e Prado Ferreira. Para ‘abrir’ as matérias sobre Arapongas, o JR conversou com o prefeito reeleito Sergio Onofre da Silva (PSC), de 59 anos.


Arapongas possui uma população aproximada de 118.573 pessoas (prévia do Censo de 2022) e viveu no ano passado o segundo ano de gestão do prefeito Sergio Onofre da Silva, que está em seu segundo mandato, e do vice Jair Milani (DEM). Nas eleições municipais de 2020, Sergio foi reeleito com 64,59% dos votos, o que representa 35.533 votos no total.


Com o título de ‘Capital Moveleira Estadual’, Arapongas concentra mais de 270 indústrias que movimentam mais de R$ 2,6 bilhões por ano e geram mais de 10 mil empregos. É o segundo maior polo moveleiro do Brasil. Com isso, o prefeito destaca que mesmo com o período mais intenso da pandemia, a cidade não parou completamente e continuou se movimentando economicamente. “A pandemia não nos impediu de trabalhar. Ela foi gravíssima sim, mas nós trabalhamos do mesmo jeito e Arapongas não parou”, afirmou o gestor.

Continuidade
Sérgio relembra que nos dois anos de seu segundo mandato têm dado continuidade no trabalho que fez durante a primeira gestão. “Nestes últimos seis anos temos R$ 456 milhões de obras executadas”, pontua.

Todas essas obras foram executadas por meio da junção de recursos próprios, além de investimentos do Estado e da União. “A verdade é que buscamos aquilo que é nosso, porque se você analisar o imposto que recolhemos aqui vai mais para o Estado e para a União (…) em meio as várias obras executadas vamos agora inaugurar dois colégios municipais e uma creche que já está pronta. Um colégio fica no Jardim Aeroporto, e outro colégio fico no Conj. Padre Chico, com capacidade para 500 crianças cada e são totalmente digitalizados. Já a nova creche fica no bairro Piacenza e atenderá a cerca de 100 crianças”, ressalta Sérgio

Obras a todo vapor
O chefe do executivo também lembra que há várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) sendo construídas no município, uma delas é no bairro Ulisses Guimarães. “Vamos construir outros três postos de saúde, um no Alto da Boa Vista, o outro no Vila Nova e outro no Padre Chico. Vamos entregar essas quatro UBSs esse ano ainda”, promete o prefeito.


Além disso, Sergio informa que há dois Centros de Convivência de Idosos (CCI) sendo construídos. “Um CCI será no Jardim Colúmbia e o outro no São Rafael. Hoje são cerca de 120 milhões investidos em obras que estão sendo executadas e nós temos mais 140 milhões de Sanepar sendo executados também para obras de rede de esgoto. Após essas obras teremos 90% de rede esgoto funcionado na cidade”, comenta o prefeito.


De acordo com Sérgio, a necessidade agora é a de realizar obras estruturantes em algumas avenidas e ruas de Arapongas. “Estamos fazendo a duplicação da Rouxinol, e a continuação da avenida até ao Terminal. Nós vamos fazer também a duplicação da Rua Tico-Tico e nós estamos fazendo a estrada da Aliança, que será entregue agora em maio”, enfatiza o gestor.


O prefeito também pontua que neste momento cerca de 600 casas populares estão sendo construídas, e em breve terá mais de 700. “A demanda inicial de casas populares era de 3.200, mas essa demanda está caindo muito porque o pequeno construtor está construindo muito, e as pessoas estão comprando as casas hoje com facilidade pela Caixa Econômica”, afirma.


Durante esse período na posição de chefe do executivo, Sergio Onofre destaca a realização das interligações feita em diversos bairros. “Fizemos essa interligação de um bairro no outro, pois antes não tinha isso. Vamos terminar o mandato com todo o cinturão feito em volta da cidade (…). No meu entendimento, a nossa grande obra foi a viabilidade urbana que a gente conseguiu fazer dentro do município”, comenta Onofre.

Planos para o futuro
Sérgio destaca que, neste momento, a cidade caminha para entregar muito mais infraestrutura aos munícipes, e em diversos setores. Na segurança, o município está em andamento com uma obra do Centro de Detenção Provisória (CDP) que segue em ritmo avançado e alcançou 80% de execução. A previsão de entrega é para o final do mês de abril e o local terá capacidade para abrigar 186 presos. O investimento do governo do estado nessa obra é de mais de 9 milhões e o local fica na região do Alto da Boa Vista. “Acredito que Arapongas vai terminar esses dois anos de mandato finalizando todas as obras que estão em execução. Eu não quero soltar nenhuma licitação no último ano porque, se ocorre isso, a obra não termina”, pontua o prefeito.


Sérgio também destacou a ampliação de um consórcio que vai ajudar os municípios da região na questão da confecção do uniforme escolar para as instituições municipais. “Vamos trabalhar muito para facilitar para que os municípes tenham acesso a esses uniformes e também a outros recursos por meio do consórcio”, afirma.


O prefeito ainda deixa uma reflexão sobre esse tempo em que está à frente da gestão municipal, enfatizando que os desafios são grandes, mas que é possível conseguir mudanças quando o trabalho é bem executado.


“É um trabalho cansativo, só não é cansativo para quem não liga, para quem leva as coisas na esportiva, mas se você fazer o que a gente faz aqui todo dia, e ficar cobrando, é sim muito cansativo (…). Continuem esperando de mim muita dedicação como tem sido até aqui, vou continuar trabalhando muito para mudar a cara da cidade de Arapongas”, concluiu o prefeito Sérgio Onofre.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Sem categoria

De entrevistas e respostas

Editorial – Edição: 984 – terça-feira, 17/09/24 Caro leitor e cara leitora Marcamos, e começamos a divulgar, a data de nossa Super Entrevista com os