Editorial – Edição: 981 – sexta-feira, 06/09/24
Caro leitor e cara leitora
Foi uma semana de ótimas notícias para alguns municípios da região, independentemente do momento eleitoral em que estamos vivendo.
Em Cambé foi realizada uma audiência pública para apresentar o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, o IFPR, numa sigla muito mais modesta. O instituto será instalado no município e é um dos cinco do Paraná, entre os 100 que o Governo Federal implementará no Brasil.
Para se ter uma ideia de valores, Cambé deve investir R$ 10 milhões e o IFPR entra com mais R$ 25 milhões. A conquista deve ser comemorada pelos cambeenses e também por todos da região, que pasará a ter mais desenvolvimento e inovação.
Da Ciência e Tecnologia, mas ainda dentro da Educação, para a Medicina. De Cambé para Arapongas. Na Cidade dos Pássaros, o motivo da comemoração era outro: o Ministério da Educação (MEC) autorizou a oferta do curso de Medicina em Arapongas.
A Faculdade de Medicina é uma luta antiga (de 2017). Agora, de acordo com a portaria 434, de 29-08-2024, o curso superior de graduação em Medicina está autorizado a oferecer 60 vagas anuais, mantidas pela Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer. As salas de aula e os laboratórios já foram montados e equipados na estrutura da Honpar.
Já falando em política, em Rolândia, uma das coligações entrou com uma ação pedindo a cassação de outra coligação. Dá para ler tudo na página 05.
Boa Leitura