Pesquisar
Close this search box.

Paraná pede doação por baixo estoque de sangue O+ e O-

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Sem categoria
  6. /
  7. Paraná pede doação por...

De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o estoque atual para esses tipos sanguíneos é suficiente para apenas dois dias

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforçou nesta quarta-feira (24) pedido de urgência de doações de sangue dos tipos O+ e O-. De acordo com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), o estoque atual para esses tipos sanguíneos é suficiente para apenas dois dias, o que caracteriza a situação como crítica.


Apenas neste ano, 113.755 bolsas de sangue foram doadas no Paraná. Destas, 49.345 são de O+ e 10.001 de O-. Em Curitiba, o total de bolsas doadas foi de 25.649, com 10.764 O positivo e 1.916 O negativo. Embora sejam números consideráveis, a aproximação de períodos mais frios pode fazer com que a frequência de doações diminua.


“O frio é um grande dificultador da doação. Nestes períodos, as pessoas tendem a possuir hábitos mais caseiros e frequentemente notamos uma queda na coleta de sangue. Por isso, é importante reforçar, sempre que possível, a importância deste ato, absolutamente indispensável no salvamento de vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, César Neves.


Para ser voluntário é preciso ter entre 16 a 69 completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem fazer a doação de dois em dois meses, enquanto as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses para cada doação.

Durante o processo, são coletados cerca de 470 ml de sangue, de acordo com a altura e o peso do doador, além de quatro tubos de sangue para a realização dos exames. Todos os dias, cerca de 700 bolsas de sangue são encaminhadas aos hospitais paranaenses para os mais diversos tipos de tratamento, somando mais de 21 mil bolsas por mês e 252 mil ao ano.


Rolândia e região
As doações de sangue das cidades da região são feitas no Hemocentro do Hospital Universitário de Londrina. Em Rolândia, a Secretaria de Saúde de Rolândia e o Hemocentro firmaram para levar as pessoas até Londrina sem nenhuma despesa. “Toda última sexta-feira do mês, um transporte sai das Unidades Básicas de Saúde com as pessoas e se dirige até o Hemocentro”, explicou Érika Ludwig, secretária de Saúde de Rolândia.


As pessoas voluntárias podem agendar suas idas até o Hemocentro através dos telefones (43) 3906-1105 ou 0800 400 1105, ligando sempre de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. A sexta-feira desta semana, 26, é dia do transporte levar os rolandenses para a doação.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Sem categoria

De entrevistas e respostas

Editorial – Edição: 984 – terça-feira, 17/09/24 Caro leitor e cara leitora Marcamos, e começamos a divulgar, a data de nossa Super Entrevista com os