Matheus Constantino e Catharine Ehrmann ficam entre os 4 melhores ciclistas das Américas na categoria Júnior
Defendendo a Seleção Brasileira, Matheus Constantino e Catharine Ehrmann Vieira, ambos de 18 anos, conquistaram ótimos resultados na categoria Júnior no Pan-Americano de Ciclismo de Estrada 2024, disputado em São José dos Campos (SP), na semana passada. Catharine ficou em 4° lugar – o melhor resultado da seleção feminina júnior – e Matheus conquistou a medalha de bronze.
A medalha de Matheus foi na prova de resistência e foi muito comemorada. O ciclista rolandense fez um ótimo trabalho de equipe, o que possibilitou a vitória de seu colega, Guilherme Lino, do Rio de Janeiro, e ainda chegou na terceira posição. Na segunda posição ficou o colombiano Juan Restrepo. “A vitória foi decidida em um sprint entre cinco ciclistas”, pontuou José Ricardo de Moraes, técnico da equipe de Rolândia, na qual correm Matheus e Catharine.
Essa medalha ajudou o Brasil a ficar em 2º lugar no Pan-Americano com 5 medalhas, atrás apenas da Colômbia, que conquistou 8. “Essa foi a melhor participação do ciclismo do Brasil de todos os tempos em campeonatos Pan-Americanos. Todos elogiaram muito o time brasileiro”, comemorou José Ricardo.
“Para nossa felicidade, a Catharine ficou em 4º lugar e ela estava muito bem. Pena que a chegada não foi muito boa para ela, que não conseguiu se posicionar bem. Foi por pouco que essa medalha não veio. Foi uma disputa acirradíssima e decidida apenas na linha de chegada. Mas temos que comemorar esses resultados internacionais”, afirmou José Ricardo.
Agora, o técnico e os atletas de Rolândia ficam na expectativa da convocação da Seleção Brasileira que vai para o Pan-Americano de Pista, que será disputado em Lima, no Peru, em junho. “Temos chances de colocar dois ou até mais atletas nesta seleção que vai para o Peru”, concluiu José Ricardo.
Ainda no mês que vem, a equipe de Rolândia disputa o Brasileiro de estrada, que será em Palmas, capital do Tocatins.