Mutirão foi iniciado nesta semana e já recolhe toneladas de material que poderia abrigar focos do Aedes aegypt
A Secretaria de Saúde de Rolândia iniciou um programa de Ação Contra a Dengue no município. Os mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti em diversos bairros da cidade fazem parte do plano “Inverno sem Aedes” para o período epidemiológico 2024/2025. “O objetivo é intensificar as ações preventivas durante o inverno para reduzir a incidência de dengue no próximo período de maior proliferação do mosquito”, explicou a secretária Erika Ludwig.
Os mutirões começaram na segunda-feira (9) e seguem, nesta semana, até esta sexta (13) nos bairros Erdei, Lago e Santiago. Os agentes de endemias visitam as casas para identificar e remover criadouros do Aedes e orientam os moradores sobre medidas preventivas. “As pessoas também são orientadas a colocar do lado de fora da casa objetos fora de uso (fogões, máquinas de lavar, sofás, etc.) para coleta, que é realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.
Até a conversa com a secretária Erika Ludwig, na quarta-feira (11), mais de 5 toneladas de material já haviam sido recolhidas pelo mutirão. “A partir de segunda (16), ficaremos a semana toda nos bairros América, Itália, São Fernando e Primavera com as mesmas ações. De 23 a 27 estaremos no Franchisquini e Perazolo”, revelou Erika.