Pesquisar
Close this search box.

Cambé: Câmara homenageia Associação Refúgio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Cambé: Câmara homenageia Associação...

Moção Honrosa do Legislativo ocorre por conta do excelente trabalho social prestado pela Associação há vários anos no município

Momentos de algumas das atividades promovidas pela Associação Refúgio

Localizado no Parque Residencial Ana Rosa, em Cambé, a Associação Refúgio promove há mais de 20 anos atividades culturais e esportivas para crianças e adolescentes de 06 a 15 anos. Por conta do trabalho executado com excelência que vem transformando a vida de muitos cambeenses, a associação receberá, na segunda-feira (26), uma moção honrosa na Câmara Municipal de Cambé.


A homenagem prestada pelo Legislativo tem como objetivo destacar o trabalho de pessoas que, de alguma forma, se destacam na cidade. Para os vereadores, a moção promove um vínculo com o cidadão valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural de Cambé. O documento será entregue a Márcio José Novais de Carvalho, que está à frente da associação.


“Hoje atendemos aproximadamente 250 crianças e adolescentes com várias atividades como capoeira, tae-kwon-do, circo, jiu-jitsu, música, natação e muito mais. Aqui é um espaço muito bacana em que ofertamos o melhor gratuitamente para as crianças. Devido a tudo que ofertamos, somos muito requisitados e hoje temos uma fila de espera de aproximadamente 300 crianças”, informa Márcio.
A Associação Refúgio também oferece Artes Marciais, Street Dance, Balé, e ainda promove ações socioeducativas visando a participação, prevenção, promoção integral e convívio familiar, social e comunitário. Todas as atividades realizadas fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e tem como público alvo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade/risco social e que vivenciam situações de fragilização de vínculos, em especial os beneficiários dos programas de transferência de renda e/ou encaminhadas pelos serviços da Proteção Social Básica e Especial.


A homenagem, que será feita devido ao excelente trabalho que vem sendo desenvolvido em Cambé, também é uma forma de celebrar a dedicação e o esforço da associação que recentemente alcançou o Prêmio Itaú Unicef 2021. “Justamente por prestar um serviço de excelência, nós também temos o selo da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e Abrinq, de Empresa Amiga da Criança. A Unesco já foi parceira durante o Criança Esperança. A Unicef é parceira por meio do prêmio Itaú”, revela Márcio.

Um pouco da história
A Associação foi fundada em 04 de novembro de 2005. O primeiro projeto foi a chamada Casa Lar, que atou no serviço de Acolhimento Institucional de crianças em situação de rompimento de vínculo familiar. Em 2007, com o fim da Casa Lar, a Instituição passou a atuar na proteção básica, sendo contemplada pelo programa governamental “Atitude”, que o possibilitou ofertar oficinas socioeducativas. Em 2009 conquistou sede própria e as atividades, que antes era feita em formato de oficinas, tornaram-se projetos que estão ativos até o dia de hoje.

Prêmios
O presidente Marcio José Novais de Carvalho também é pastor presbiteriano, Bacharel em Teologia pela Faculdade Teologia Sul Americana, Bacharel em Serviços Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Bacharel em gestão do terceiro setor pela Unicesumar.


Com a associação, Marcio já conquistou prêmios e reconhecimentos da Assembleia Legislativa do Paraná, da CRIAI (Comissão de Defesas dos direito das Crianças, Adolescente e do Idoso) em 2019;

Reconhecimento Selo Sesi ODS em 2018 e 2019; recebeu o Prêmio Itaú da UNICEF ficando em quarto lugar Nacional em 2018; participou do Criança Esperança da Rede Globo e da UNESCO em 2018; Instituto Malwee em 2020 onde foi selecionado entre as 20 melhores; o Itaú Social – Comunidade Presente em 2019/2020 e o mais recente que foi o Prémio Itaú da UNICEF em 2021.

Ajude o projeto
Os recursos arrecadados para a instituição provém da Nota Fiscal Eletrônica, sua principal fonte de arrecadação, e também através da Subvenção Municipal. A associação oferece um ambiente de desenvolvimento integral, convivência e fortalecimento de vinculo familiar e comunitário, buscando a superação das situações de risco e vulnerabilidade social de crianças e adolescentes e o resgate e restauração dos valores pessoais de cada indivíduo, ressaltando as suas potencialidades através do esporte, cultura e música.


Para conhecer mais sobre o projeto e também auxiliar com alguma doação, acesse o site da associação: www.refugio.org.br.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: