Cambé teve sua Conferência de Assistência Social

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Cambé teve sua Conferência...

O evento teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”

Evento reuniu representantes do setor, poder público e sociedade civil

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Cambé realizou a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social na quarta (06). O evento teve como tema “Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, e reuniu representantes do setor, poder público e sociedade civil para debater propostas que serão agregadas ao planejamento do município, definindo ações prioritárias e ideias que serão apresentadas na Conferência estadual em outubro.


O cronograma faz parte da agenda proposta pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Segundo Juliana Lopes, presidente do CMAS, esse foi um momento de diálogo e fortalecimento da efetivação da política de assistência. A reunião também serviu para planejamento de reconstrução do SUAS, que determina as normativas e garantia de acesso do usuário aos seus direitos em todo o território nacional.


De acordo com a secretária de Assistência Social, Lucilene Diorio, o SUAS é essencial para a promoção dos direitos, rompendo com o assistencialismo, ou o ‘dar quando puder’, e garantindo direitos. “Se eu mudar de Cambé lá para o interior do Piauí, eu sei que se precisar de qualquer benefício do SUAS como ver cadastro do Bolsa Família, auxílio alimentação e refeição, auxílio funeral, eu vou ter um CRAS e vou ter acesso a esses dados e benefícios. O nosso plano de governo, junto com o prefeito Conrado Scheller, é ampliar o acesso a esses serviços para a população. Hoje temos o CREAS que será inaugurado em breve, o CRAS que já inauguramos, a qualidade do Cadastro Único que é excelente e possibilita que mais dinheiro seja movimentado em Cambé. Enfim, buscamos de fato fortalecer essa política cada vez mais”, completou a secretária.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que