Sanepar, por meio do Programa Tampinha Paraná, recebe 52 quilos de doações de alunos da Escola Municipal Padre Germano Mayer
Em Arapongas, a iniciativa do Programa Tampinha Paraná, do Governo do Estado do Paraná, e que tem parceria com a Sanepar, tem agora um novo aliado: a Escola Municipal Padre Germano Mayer.
Tudo começou em setembro, com a visita da professora Adriana Santana na Central de Relacionamento Arapongas, por motivos particulares. Ela viu a caixa de coleta de tampinhas, obteve informações do Programa e resolveu aderir à Campanha, expandindo o projeto em que fabricava brinquedos com tampinhas com os alunos do 5. ano.
Membros do Grupo de Voluntários da Sanepar transformaram bombonas de pastilha de tricloro em coletores de tampinhas devidamente identificados com a logo e a mascote do Programa Tampinha Paraná.
Na sexta-feira (8), voluntários da Sanepar foram até a escola receber a primeira remessa de doações: 52 quilos de tampinhas.
Como forma de agradecimento ao trabalho das crianças, foi oferecida a palestra “A Tampinha da Escola ao Rio” e 400 exemplares da cartilha Ensino Fundamental I – Rios e Suas Cidades: vamos conhecer a Sanepar! O evento abrangeu alunos dos 4º e 5º anos. O técnico ambiental da Sanepar, Silvio Luiz Fachini, sensibilizou as crianças ilustrando o caminho que uma tampinha jogada na rua faz até comprometer a vida de animais que vivem nos rios e mares.
As tampinhas arrecadadas pela Sanepar e parceiros são destinadas às Fundações Sanepar. Na região, as doações são repassas para o Instituto Mateus Emanoel de Londrina, que, com o lucro da venda do material, compra de leite para as crianças carentes atendidas pela entidade.
O gerente geral da Sanepar na Região Nordeste, Antonio Gil Gameiro, conta que a separação de tampinhas é algo já da rotina da sua casa e que vê grande evolução desta cultura entre os empregados da Companhia.
Ele afirma que as parcerias como do Programa Tampinha Paraná criam condições para que as campanhas sociais ganhem volume de escala para ajudar a população como um todo. “Podemos colaborar mais do que já se colabora com a questão do reciclável, como uma campanha direta que traz um benefício para as crianças, como esta parceria para a compra de leite”, destaca.
“A campanha cria uma consciência, além de ambiental, uma consciência social, de que a gente está fazendo algo de útil com este objeto que, em teoria, seria descartável”, observa.
A voluntária Josete Romão, empregada da gerência Regional da Sanepar em Arapongas, participa de campanhas de cunho social e ambiental mobilizando os colegas há anos. Ela ficou muito feliz de poder envolver as crianças nesta iniciativa. “É um sentimento indescritível ver a alegria, envolvimento e interação das crianças. Ainda mais receber tanto carinho delas”, comenta.
A professora Adriana e a diretora Roberta Cavalcanti agradeceram a parceria da Sanepar. “Agradeço pelo apoio e por compartilhar conosco com muito profissionalismo!”, afirma a professora. “Obrigada por estarem conosco nestes projetos que são tão importantes para a escola”, reforça a diretora.
(Com informações: Sanepar).