Como se tornar uma ‘família acolhedora’ em Arapongas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Como se tornar uma...

Saiba como participar do programa socioassistencial, cuja ação é voltada voltado para o acolhimento temporário de crianças ou adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), da Prefeitura de Arapongas, relembra a população araponguense do pré-cadastro do Serviço Família Acolhedora. Esse programa é voltado para o acolhimento temporário de crianças ou adolescentes que estão afastadas do convívio familiar em decorrência de alguma medida de proteção. Há o estudo e planejamento para a possível implementação do programa em Arapongas ainda em 2025.


De acordo com a Semas, as famílias cadastradas previamente terão a oportunidade de receber em suas casas essas crianças ou adolescentes, cuidando-lhes enquanto não retornam para suas famílias de origem. O programa ‘Família Acolhedora’ é um apoio à criança ou adolescente e oferece, além do acolhimento, cuidado, afeto. As pessoas do programa se responsabilizam pelas atividades cotidianas do menor acolhido até que ele possa retornar para a sua família de origem ou seja encaminhado para adoção.


Para ser uma ‘Família Acolhedora’, é necessário ser maior de 18 anos, sem restrição de gênero e de estado civil, residir no município de Arapongas há mais de um ano, não ter interesse em adotar e não possuir antecedentes criminais. Além disso, a pessoa tem de ser considerada apta a receber a criança/adolescente após a avaliação da equipe técnica (assistente social e psicóloga do Serviço) e ter a aprovação de todos os membros residentes em seu domicílio.


Para participar, inicialmente, todas as famílias interessadas devem realizar o pré-cadastro no link https://forms.gle/iPxgrkMRGsfQEHZ76, não sendo necessário nesse primeiro momento a apresentação de documentos. Além disso, os interessados devem aguardar o contato da equipe da Semas.


Essas famílias serão entrevistadas, socialmente, pela equipe técnica de Capacitação com objetivo de ajudá-las a entender sobre a função. Também serão avaliadas para saber se estão aptas para o serviço. Vale ressaltar que durante todo o processo de acolhimento, a família será acompanhada pela equipe técnica do Serviço Família Acolhedora. Mais informações pelo FoneWhats: (43) 3902- 1335.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que