Condomínio do Idoso Padre Antônio José Beffa foi entregue em solenidade com a presença do governador Ratinho Júnior

O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, ao lado do governador Ratinho Junior, entregou o Condomínio do Idoso de Arapongas, do programa Viver Mais Paraná, na quinta (17). O empreendimento conta com 40 moradias em um condomínio horizontal fechado e adaptado para o público idoso, com amplos espaços de convivência, lazer, prática de atividades físicas, bem como atendimentos de saúde e assistência social com profissionais especializados. O complexo é o primeiro do Paraná a ser entregue totalmente mobiliado e também conta com piscina aquecida para aulas de hidroginástica. O local recebeu o nome do Padre Antônio José Beffa.
O bispo da Diocese de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, abençoou o empreendimento. Houve também um agradecimento geral especial à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que forneceu toda a mobília das 40 moradias do condomínio.
O superintendente Geral de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, destacou que esta é “uma obra que reestabelece a dignidade do ser humano”. “Muitos chegam na ‘melhor idade’, que todo mundo fala, só que têm que usar a aposentadoria para pagar o aluguel, o que pesa no bolso dessas pessoas – e não vai mais ser problema para os moradores desse Condomínio”, frisou Onofre.
Já Rafael Cita destacou que toda a obra foi pensada para promover o bem das famílias beneficiadas. “Assim como essa inauguração foi pensada. Não é para entregar tijolo, janela, móveis, geladeira. É para entregar dignidade, é para entregar moradia de qualidade para os nossos idosos”, ressaltou. “E essa questão da valorização do idoso não é só a questão da dignidade, é saber que o idoso também ainda tem muito a contar e contribuir”, observou Cita.
“Nós tínhamos que pensar em um projeto para a terceira idade para atender àquelas pessoas que não têm mais condição de pagar um aluguel caro”, comentou. “Nós criamos o condomínio do idoso. Por quê? Aqui a pessoa vai pagar uma taxinha para ela poder morar. Um ambiente em que ela vai conviver com outras pessoas, um ambiente social para não ficar isolada, para não ter depressão. Vai ter um cuidado médico, vai ter um cuidado de enfermeira. Tem piscina aquecida, tem o salão de festa e a horta comunitária que é elevada”, detalhou. “Foi pensado com muito carinho para cuidar da nossa terceira idade”, ressaltou Ratinho em sua fala, que encerrou a solenidade.
A solenidade contou com as presenças do vice-governador Darci Piana, de secretários estaduais, dos deputados federais Pedro Lupion e Luíza Canziani, do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, do presidente da Câmara Municipal, Márcio Nick, dos deputados estaduais Pedro Paulo Bazana, Cobra Repórter e Marcelo Rangel, prefeitos da região, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades e outras autoridades.
Entenda
As moradias são alugadas por um valor mensal de 15% do salário mínimo. É voltado ao atendimento de público com idade igual ou superior a 60 anos e cônjuge, com renda entre 0,5 e seis salários mínimos. O condomínio tem ainda um Centro de Convivência do Idoso (CCI), estacionamento próprio, guarita para segurança e demais espaços.
Além disso, leva em conta aspectos de sustentabilidade ambiental, como sistemas de captação de energia solar, captação de águas das chuvas e poços artesianos.
O investimento é de R$ 6 milhões, vindos do Governo do Paraná.