Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial escolheu cinco dos 12 conselheiros da sociedade civil

Realizada na tarde da quinta-feira (13), no centro cultural Nanuk, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rolândia já escolheu 5 dos 12 conselheiros e conselheiras representantes da sociedade civil. No total, são 12 conselheiros não-gov (seis titulares e seis suplentes) e 12 conselheiros do Poder Público, chamados de gov, também nos mesmos números de titulares e suplentes.
Entre os conselheiros já escolhidos estão Adriano Soares (titular) e Diego Augusto Pereira da Silva (suplente), representantes da Comunidade de diferentes denominações religiosas; Moisés Rodrigues Cabral (titular), representante das Religiões de Matriz Africana; Gislaine da Silva Martins (titular) e Hércules Vieira dos Santos (suplente), representantes da Etnia afro-brasileira e/ou africana. Ainda faltam ser escolhidos sete conselheiros não-gov (três titulares e quatro suplentes), além da indicação dos 12 conselheiros do Poder Público.

Esse é o passo mais importante para que a cidade tenha, oficialmente e efetivamente, um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
A Conferência
A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial teve apresentações com o ‘Coletivo Black Divas’, e palestras com Maria de Fátima Beraldo, gestora municipal de Políticas de Igualdade Racial, da Prefeitura de Londrina, e com a advogada Pâmela Gonçalves, assessora de ações afirmativas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e secretária da Comissão de Igualdade Racial, da OAB-PR.
O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e foi representativo, profundo, reflexivo e histórico para a cidade.

Participaram da Conferência o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Horácio Negrão, a secretária de Assistência Social, Michele Pereira, a secretária de Educação, Leise Camargo, a secretária de Compras, Licitação e Patrimônio, Maria do Carmo Gorla Fernochi, os vereadores Sabine Giesen e Reginaldo Silva, o representante do Conselho Estadual da Igualdade Racial, Edivaldo Viana, a presidente da ACIR, Maria Fernanda Casado Serpeloni, servidores municipais, convidados e a comunidade.
Tentativa frustrada
Em 2016 e 2018, já houve uma tentativa de se criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, mas o processo não andou, apesar do empenho de pessoas como o ex-vereador Maico Dida e o professor Fábio Amorim, entre outros idealizadores do órgão. Por entraves políticos e burocracia, a Conferência Municipal nunca chegou a ser realizada, apesar de ter sido marcada várias vezes.
Para se ter uma ideia, Rolândia teve a sua I Pré-Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em 13 de outubro de 2016.