Conselho de Igualdade Racial de Rolândia já tem conselheiros

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Conselho de Igualdade Racial...

Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial escolheu cinco dos 12 conselheiros da sociedade civil

Os conselheiros já eleitos durante a Conferência realizada no Nanuk

Realizada na tarde da quinta-feira (13), no centro cultural Nanuk, a 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Rolândia já escolheu 5 dos 12 conselheiros e conselheiras representantes da sociedade civil. No total, são 12 conselheiros não-gov (seis titulares e seis suplentes) e 12 conselheiros do Poder Público, chamados de gov, também nos mesmos números de titulares e suplentes.


Entre os conselheiros já escolhidos estão Adriano Soares (titular) e Diego Augusto Pereira da Silva (suplente), representantes da Comunidade de diferentes denominações religiosas; Moisés Rodrigues Cabral (titular), representante das Religiões de Matriz Africana; Gislaine da Silva Martins (titular) e Hércules Vieira dos Santos (suplente), representantes da Etnia afro-brasileira e/ou africana. Ainda faltam ser escolhidos sete conselheiros não-gov (três titulares e quatro suplentes), além da indicação dos 12 conselheiros do Poder Público.


Esse é o passo mais importante para que a cidade tenha, oficialmente e efetivamente, um Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

A Conferência
A 1ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial teve apresentações com o ‘Coletivo Black Divas’, e palestras com Maria de Fátima Beraldo, gestora municipal de Políticas de Igualdade Racial, da Prefeitura de Londrina, e com a advogada Pâmela Gonçalves, assessora de ações afirmativas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e secretária da Comissão de Igualdade Racial, da OAB-PR.


O encontro foi coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e foi representativo, profundo, reflexivo e histórico para a cidade.


Participaram da Conferência o prefeito Ailton Maistro, a primeira-dama Ana Maria Mungo Maistro, o vice-prefeito Horácio Negrão, a secretária de Assistência Social, Michele Pereira, a secretária de Educação, Leise Camargo, a secretária de Compras, Licitação e Patrimônio, Maria do Carmo Gorla Fernochi, os vereadores Sabine Giesen e Reginaldo Silva, o representante do Conselho Estadual da Igualdade Racial, Edivaldo Viana, a presidente da ACIR, Maria Fernanda Casado Serpeloni, servidores municipais, convidados e a comunidade.

Tentativa frustrada
Em 2016 e 2018, já houve uma tentativa de se criar o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, mas o processo não andou, apesar do empenho de pessoas como o ex-vereador Maico Dida e o professor Fábio Amorim, entre outros idealizadores do órgão. Por entraves políticos e burocracia, a Conferência Municipal nunca chegou a ser realizada, apesar de ter sido marcada várias vezes.


Para se ter uma ideia, Rolândia teve a sua I Pré-Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial em 13 de outubro de 2016.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que