Educando com amor há 70 anos

  1. Home
  2. /
  3. Notícias
  4. /
  5. Social
  6. /
  7. Educando com amor há...

CEI Lar André Luiz, de Rolândia, foi fundado com como orfanato em 30 de março de 1955

Neste domingo (30), o Centro de Educação Infantil André Luiz, entidade civil, beneficente e filantrópica, sem fins lucrativos, completa 70 anos de fundação em Rolândia. A entidade foi criada em março de 1955 como orfanato e com o nome de Lar Espírita André Luiz. Os seus fundadores, o casal Vicente Esteves Ferreira e Maria da Conceição Ferreira, eram pais do atual presidente do CEI, Joel Esteves.


“Durante 33 anos, o atendimento era em regime de orfanato e, nesse período, meus pais criou 110 meninos e três meninas órfãos, um resgate social fenomenal para o município de Rolândia”, relembra Joel Esteves.


Em 1987, veio um novo ordenamento jurídico acabando com orfanatos e criando as casas abrigos, os lares. “Naquele ano, passamos a ser o Lar Infantil André Luiz, um semi-internato em regime de creche, atendendo crianças e adolescentes de 3 a 14 anos”, pontuou o Joel.


Em 2012, a entidade se torna um CEI e, em 2018, consegue com o secretário de Educação de Francisconi, Cláudio Pinho, um convênio direto com o Fundeb. “Graças a Deus, pois a verba era que recebíamos não era suficiente para as nossas despesas”, ressaltou o presidente.


Com os recursos do Fundeb, do Governo Federal, em 2023, o CEI André Luiz é ampliado e mais uma sala foi construída. “Passamos nosso atendimento de 100 para 120 crianças, em período integral”, reforça Luciana A. Dias, diretora do Lar. “Hoje, atendemos a 132 crianças integralmente”, comemora.


Além do André Luiz, os pais de Joel, Vicente Esteves Ferreira e Maria da Conceição Ferreira, também construíram o Lar Infantil João Leão Pitta e o Lar Cairbar Schutel, que fica ao lado do CEI, na Vila Oliveira. Vicente trabalhou no André Luiz até falecer, em 1990, aos 75 anos; Maria da Conceição faleceu em 1996.


Hoje e ajuda
Atualmente, o CEI Lar André Luiz tem como presidente Joel Esteves, Joana Segantin Esteves é a vice-presidenta e ⁠Luiz Fernando Salgado é o tesoureiro. “Nossa entidade continua contanto com a ajuda da comunidade rolandense e as pessoas interessadas em ajudar poder fazer contribuições através da Chave Pix 77.216.331/0001-98, que é nosso CNPJ”, conclui a diretora Luciana.

FOTO(S) DESTA MATÉRIA

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM:

Social

Alep faz (justa) homenagem ao Cervin, de Rolândia

Comunidade terapêutica rolandense recebeu Moção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná pelos serviços prestados Cervin (Centro de Recuperação Vida Nova), de Rolândia, comunidade terapêutica que