O ‘Espaço Monsenhor José’ marca uma nova fase da ONG de Rolândia que, em 2024, completa 23 anos de atuação no município
A inauguração da nova sede nova da Sociedade Ambiental, Cultural e Educacional de Rolândia (ONG Soame), no domingo (17), teve de tudo e mais um pouco: música, dança, testemunhos, histórias, homenagens e lágrimas de emoção. As mestres-de cerimônias Maria Luiza Müller, presidente da Soame, e Silvia Unbehaun Püsche, voluntária, conduziram o evento, montado sob uma barraca em frente da nova sede, que fica na Rua Lúcio Pinto, 420, no San Fernando.
A inauguração teve apresentações de capoeira e do coral infantil da Ong rolandense, emocionado a todos os presentes. Entre as autoridades estavam o deputado estadual Cobra Repórter, o prefeito Ailton Maistro e a primeira-dama Ana Maria Mungo, e vários vereadores, além de empresários e doadores que ajudaram no término da sede, chamada de ‘Espaço Monsenhor José’, em homenagem póstuma ao Padre Zé, um grande parceiro da ONG ao longo dessas mais de duas décadas.
Um dos momentos mais aguardados foi proporcionado pelo convidado especial vindo diretamente da Alemanha: Bernd Nixdorf, filho do pioneiro Oswald Nixdorf, presidente da ONG alemã Kibra, doador mensal e fundamental para a Soame. “Esse recurso nos auxilia no pagamento de professores de capoeira e futsal, além de ajudar nos custos com manutenção, alimentação, materiais de limpeza e expediente”, ressaltou Silvia.
Bernd Nixdorf, que é engenheiro na cidade de Gerlingen na Alemanha, trouxe um presente para a Soame e para as crianças atendidas pela entidade. Embrulhada em um pano, causou alvoroço ao revelar que trouxera uma relógio-cuco. “É para a criançada não perderem a hora”, ressaltou Bernd enquanto puxa o cuco para cantar. A crianças adoraram. Logo depois, e com o tempo já ‘mostrando’ que ia chover, o nó da faixa foi desfeito e as pessoas puderam entrar e conhecer a nova sede nova da Soame.
Maria Luiza e Silvia, em nome da Soame, entregaram um chapéu, numa referência para ‘Quem você tiraria o chapéu’, para os amigos da Soame. A diretora do JR – Um Jornal Regional, Josiane Rodrigues, recebeu um desses adereços pela parceria do jornal ao lango desses anos com a ong rolandense.
Início
A Soame foi fundada em maio de 2001 com o objetivo de afastar crianças de um lixão a céu aberto nas imediações da cidade, onde estavam expostas a condições insalubres. A criação foi depois que Maria Luiza Müller e Padre José foram até o lixão e descobriram que as crianças brincavam lá porque seus pais, que trabalham em busca de coisas no local, não tinham onde deixá-las. Desde então, a organização tem se dedicado a oferecer serviços de proteção social básica, convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, além de atender idosos em situação de vulnerabilidade através da música.
Doações
Atualmente, a Soame atende cerca de 60 crianças, porém, existe a possibilidade de expandir esse atendimento com mais recursos. “Para atender mais crianças, precisaríamos de recursos para pagar mais professores. Não é possível manter o trabalho apenas com voluntários. Às vezes, os voluntários podem não estar disponíveis, então precisamos ter recursos para pagar mais pessoas efetivas,” ressaltou Silvia.
A nova sede não só proporciona um espaço mais adequado para as atividades, mas também simboliza o compromisso contínuo da Soame com a comunidade, afirmou a voluntaria. O novo local conta com uma recepção, uma sala de aula, uma sala multiuso para música, arte e outras atividades, uma cozinha, banheiros para alunos e banheiros da área administrativa, além de uma área externa coberta multiuso que servirá como refeitório, salão para diversas atividades, oficinas, capoeira, reuniões e eventos.
Ajude a Soame
Para ajudar a ONG Soame basta fazer um Pix por meio da chave: 04.547.715/0001-10, o CNPJ da Entidade. Também é possível ajudar por meio de uma conta bancária: Sicoob – Agência 4355 / Conta corrente: 101.330-0. Para mais informações, os telefones de contato são o (43) 99968-2451 ou o 99912-9980.